Temporal causa destelhamentos e alagamentos em Porto Alegre

O fenômeno ocorreu entre a noite de quarta-feira (30) e a madrugada desta quinta (31). O bairro mais atingido pelo temporal é o Lami, no Extremo Sul de Porto Alegre.

Ao menos 65 casas tiveram danos estruturais em virtude de um temporal que atingiu a zona sul de Porto Alegre. O fenômeno ocorreu entre a noite de quarta-feira (30) e a madrugada desta quinta (31). O bairro mais atingido pelo temporal é o Lami, no Extremo Sul de Porto Alegre.

De acordo como a Defesa Civil, até o início desta manhã, pelo menos, 65 ocorrências foram registradas em virtude da queda de granizo. Ao todo, 80 famílias foram atendidas e 400 metros linear de lona foram distribuídos.

No entanto, o número pode subir, pois novas famílias podem entrar em contato com a Prefeitura buscando ajuda. A Defesa Civil estabeleceu um ponto de referência no bairro Lami para que as pessoas sejam atendidas. A Unidade Móvel está estacionada na estrada do Varejão, 301, no bairro. Todas estarão sendo cadastradas e atendidas.

“A Defesa Civil está acompanhando todas as ocorrências e prestando auxílio aos moradores afetados pelo temporal. Dos atendimentos realizados nesta madrugada, não houve registro de desabrigados. As pessoas estão colocando as lonas e permanecendo nas suas casas”, explica o diretor-geral da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues.

Alagamentos

Além das pedras de granizo, a chuva intensa provocou alagamentos. Diversas ruas do bairro estão, desde a madrugada, alagadas. O tráfego de veículos em diversas vias teve que ser interrompido, pois a água está muito alta.

Também na zona sul, um barranco desmoronou em decorrência da chuva na avenida Oscar Pereira, próximo à esquina com a avenida Herval.

Outros bairros da região também registram pontos de alagamento, em menor escala, como Restinga e Aberta dos Morros.