Tempestade destelha casas e prédios públicos em Dom Pedrito

Os ventos fortes, que ultrapassaram os 120 quilômetros por hora, destelharam casas e prédios públicos. Diante do quadro, o prefeito do município decretou situação de emergência.

Uma violenta tempestade atingiu o município de Dom Pedrito, na região da Campanha, nesta terça-feira (29). Os ventos fortes, que ultrapassaram os 120 quilômetros por hora, destelharam casas e prédios públicos. Diante do quadro, o prefeito do município decretou situação de emergência.

O temporal que atingiu a cidade começou por volta das 6h30 da manhã. Ventos fortes e chuva intensa assolaram o município, que tem cerca de 40 mil habitantes. Parte da cidade está sem fornecimento de energia elétrica. O corte também provoca desabastecimento de água no município.

De acordo com a Prefeitura de Dom Pedrito, houveram vários destelhamentos. A Delegacia de Polícia de Dom Pedrito, que fica na avenida General Neto, foi completamente danificada. Parte do telhado foi arrancado e jogado no meio da rua. O quartel do município também sofreu danos.

Diante da falta de energia elétrica e os estragos do temporal, a Prefeitura decretou ponto facultativo. O prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves decretou situação de emergência na cidade.

Conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, Clodoaldo dos Santos, 30 árvores e dois postes de energia elétrica caíram. Os bairros mais atingidos são Quincas Prestes, Santa Maria e Vereador Mariano Camboim. Mais de 100 metros quadrados de lonas já foram distribuídas na cidade.

Ventos de 125 quilômetros por hora

Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos chegaram aos 125 quilômetros por hora. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), registrou apenas 27 milímetros de chuva na estação automática. A medição é feita no bairro São Gregório, na zona sul da cidade.

No entanto, por causa da chuva intensa, várias ruas da cidade tiveram pontos de alagamento.

Prefeitura decreta emergência

Leia a íntegra da nota em que a Prefeitura de Dom Pedrito informa os prejuízos e as ações tomadas.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM DOM PEDRITO

Os efeitos da forte chuva acompanhada de ventos, no início da manhã desta terça-feira, dia 29, começam a ser sentidos em Dom Pedrito.

Por conta de danos em telhados, quedas de árvores, postes de luz, alagamentos, o prefeito Mário Augusto, decretou situação de emergência na cidade.

Foi decretado ainda ponto facultativo, na Prefeitura em razão da falta de energia elétrica e impossibilidade de deslocamento dos servidores. Equipes das secretarias de Obras e Desenvolvimento Social trabalham no auxílio aos afetados.

Ainda não foram contabilizadas o números de residências atingidas, mas muitas pessoas estão solicitando auxílio através da Defesa Civil.