SP: Eleição para conselheiros tutelares tem pouca movimentação

Na Vila Diva, bairro da Zona Leste da capital paulista, a eleição para escolha de novos membros para os conselhos tutelares do estado de São Paulo segue com baixa adesão da população neste domingo (6). Na Escola Municipal Leonor Mendes de Barros, até o momento foram registrados pouco mais de 50 votos.

“A movimentação está bem devagar, de manhã foram poucas pessoas que vieram e agora pela tarde que aumentou um pouco. Ainda assim três pessoas não conseguiram votar, dois porque vieram na seção errada e outro porque queria votar em um candidato de outra área”, explicou a coordenadora de ponto, Milena Fantato de Oliveira.

Mesmo não sendo o voto obrigatório, a estagiária Dayane Daniel, de 23 anos, salientou a importância da votação nos conselheiros. “Acredito que, independentemente de ser obrigatória ou não, é meu direito e minha responsabilidade. É alguém que vai cuidar dos jovens, eu também sou jovem, então é legal eu estudar e saber quem está à frente. Eu analisei todos os candidatos do meu bairro, embora não tenha visto nenhuma divulgação, e vim votar”.

Já o engenheiro Ricardo Fregonese destacou que votou para que os conselheiros defendam as leis. “Acho importante ter a consciência, deveria ter mais gente participando, porque precisamos ter pessoas nesse conselho tutelar que ajude a defender as leis e os abusos sexuais infantis”.

Na capital paulista, a eleição visa compor os 52 Conselhos Tutelares do município, cada qual com cinco membros titulares, totalizando 260 vagas titulares e, tantos quantos forem eleitos, os suplentes daquela região.

O ECA estabelece mais de uma dezena de atribuições aos conselhos tutelares, entre elas “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes.

Quem for eleito neste domingo, tomará posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Pela primeira vez, serão permitidas a reeleição e a recondução de conselheiros.

A eleição encerra às 17h. Para consultar os locais de votação pelo título e zona eleitoral acesse a página da eleição.