Sexta-feira de sol, calorão e umidade relativa do ar baixa no RS

Em Porto Alegre, dia de sol. Mínima de 18°C e máxima de 34°C. A umidade relativa do ar pode chegar aos 20% na parte da tarde.

A sexta-feira (11) será marcada pelo forte calor em todo o Rio Grande do Sul. A massa de ar seco, que atua sobre o Centro-Sul do Brasil, segue forte. Por isso, a madrugada já vai ser quente e, durante o turno do sol, haverá calorão.

Apenas entre Chuí e Santa Vitória do Palmar é que pode chover. Um cavado – uma região alongada de baixa pressão atmosférica – deve trazer instabilidades no fim do dia. Mas o tempo chuvoso não avança. Isso só deve ocorrer a partir do sábado, quando podem ocorrer novos temporais isolados.

A falta de nebulosidade facilita que os termômetros disparem pelo Estado. Mas não só eles: o índice UV (ultravioleta) pode chegar ao patamar “Muito Alto” em todo o RS. É preciso ter cuidados com a exposição ao sol prolongada e não esquecer o uso do protetor solar.

Além disso, as altas temperaturas provocam queda da umidade relativa do ar. No Centro do Estado, os índices podem alcançar os 14%, com risco à saúde. O ideal para o corpo humano é acima de 60%. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), deve-se evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Quanto às mínimas, elas serão mais altas que na madrugada desta quinta. Mínima de 17°C em Cruz Alta; 18°C em Bagé; 19°C em Uruguaiana; e apenas 11°C em Vacaria. Mas na parte da tarde, calorão. Máximas de 36°C em Uruguaiana e Alegrete; 35 em Santa Maria e 31°C em Pelotas.

Em Porto Alegre, dia de sol. Mínima de 18°C e máxima de 34°C. A umidade relativa do ar pode chegar aos 20% na parte da tarde.