Penitenciária de Bento Gonçalves recebe primeira oficina de trabalho prisional

A Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves iniciou a primeira atividade de trabalho prisional desde a sua inauguração, dia 3 de outubro.

As ações são fruto de um PAC (Protocolo de Ação Conjunta) firmado entre a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), a Secretaria da Administação Penitenciária e a empresa Bonapel Embalagens Ltda.

No primeiro dia, houve a assinatura do termo de compromisso e uma instrução inaugural aos presos. O trabalho que será desenvolvido é o da montagem de embalagens de papelão, para diversas finalidades.

De acordo com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, o PAC firmado tem previsão de 80 vagas de trabalho para os detentos.

O diretor da casa prisional, Edson Neves, destacou que é de grande importância o PAC para o tratamento penal e para a socialização dos apenados, observados os três pilares de manejo dos internos, a educação prisional, o trabalho prisional e a assistência religiosa.

Já o diretor da empresa, Fernando Bonapel, afirmou que, além de ganho empresarial, a empresa tem como diretriz e dever contribuir com a sociedade, sendo o trabalho prisional um dos meios para isso.

Aulas

A penitenciária também iniciou com as aulas do NEEJA (Núcleo Estadual de Ensino a Jovens e Adultos). Serão duas turmas, nos turnos da manhã e tarde, que contemplarão cerca de 20 alunos.

Embora tenha começado com apenas duas turmas, Neves informou que, até o fim do ano, este número aumentará para sete.

A previsão é de que, em 2020, a penitenciária tenha nove turmas de alfabetização.