Mau tempo causa destelhamentos em cidades do Rio Grande do Sul

Em Gravataí, um jogador de futebol morreu após ser atingido por uma descarga elétrica. Em Alegrete, na região da Campanha, o mau tempo causou destelhamentos.

O tempo instável que atingiu grande parte do Rio Grande do Sul causou prejuízos em cidades gaúchas. Há registro de destelhamentos em residências e prédios públicos. Em Gravataí, um jogador de futebol morreu após ser atingido por uma descarga elétrica.

Em Alegrete, na região da Campanha, o mau tempo causou destelhamentos. A tempestade ocorreu por volta das 4h da manhã. Conforme a Prefeitura do município, a Defesa Civil está mobilizada desde as 5h fornecendo lonas para 29 as famílias que solicitaram ajuda. Mais de 180 metros de lonas já foram distribuídas.

Um levantamento da situação sobre a extensão dos estragos causados pelo temporal, ainda está sendo realizado. Conforme o diretor do Parque de Máquinas, Romário Dornelles, engenheiros da Prefeitura farão uma avaliação dos prédios públicos atingidos para ter uma extensão dos danos.

Entre os prédios mais atingidos, a Escola Municipal Princesa Isabel teve seu telhado atingido em que folhas de zinco foram jogadas para sobre casas de vizinhos. Todo o telhado terá que ser substituído, segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Dornelles. Na Escola Saint Pastous de Freitas, parte da cobertura foi danificada.

O bairro Nilo Soares Gonçalves é um dos mais atingidos, conforme levantamento da administração municipal. Postes e árvores caíram em vários pontos da cidade. Apesar dos danos, não há registro de feridos.

O prefeito Márcio Amaral convocou uma reunião para hoje, às 17h, no salão do Palácio Ruy Ramos, com todos os secretários. Uma decisão sobre decretar situação de emergência ainda não foi tomada. Amaral ainda aguarda o término dos levantamentos para avaliar a necessidade do pedido.

Levantamento preliminar aponta que 15 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica na cidade.

Granizo, vendaval e raio

Em Dom Pedrito, também na Campanha, houve queda de granizo. Não há registro, até as 15h deste domingo de danos. Já em Agudo, na região Central, foi o vento que causou estragos. Estruturas montadas para a Festa do Moranguinho e da Cuca foram danificadas. O evento, no entanto, prossegue normalmente.

Já em Gravataí, uma descarga elétrica causada por um raio matou um homem e deixou ao menos 15 feridos. O caso ocorreu na manhã deste domingo, durante uma partida em um campo de futebol no bairro Rincão da Madalena.