Mais de 200 famílias estão fora de casa em São Gabriel após cheia do Vacacaí

Conforme levantamento da Prefeitura, ao menos 60 casas já foram invadidas pela água até a tarde desta quinta (31). Ainda de acordo com o Paço Municipal, outras 30 casas foram destelhadas.

A chuva intensa da última semana provocou transbordamento do rio Vacacaí, em São Gabriel, na região Central do Estado. Conforme levantamento da Prefeitura, ao menos 60 casas já foram invadidas pela água até a tarde desta quinta (31).

O Vacacaí está 6,30 metros acima da cota normal. A expectativa é que o rio baixe nas próximas próximas horas com a trégua da chuva na região. Foram quatro dias de precipitação. Nesta quinta não choveu. E, nesta sexta-feira, não há previsão de instabilidade na região Central.

Ainda de acordo com o Paço Municipal, outras 30 casas foram destelhadas pelos temporais dos últimos dias.

Diante do quadro danos, o prefeito Rossano Dotto Gonçalves pediu auxílio ao Exército por meio de ofício enviado ao CMS (Comando Militar do Sul). Os militares estão ajudando na retirada de famílias das regiões mais atingidas pela enchente.

Ainda ontem (30), o alcaide decretou situação de emergência no município. O documento será encaminhado à Defesa Civil estadual para homologação pelo governo do Estado.

As ruas obstruídas ficam no Bairro Mato Grosso, Beira-rio, Passo da Lagoa, Bom Fim e Vila Maria. A ERS-630 também está obstruída por alagamento.