Lisana Bertussi lança Monalisa no retrovisor na Feira do Livro de Caxias do Sul

Compartilhe:

A escritora Lisana Bertussi lança seu 13º livro na 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. “Monalisa no retrovisor” (Libretos, 164 páginas) reúne 18 contos que perfazem uma leitura da realidade contemporânea pelos detalhes do cotidiano. Inusitada, a capa do livro apresenta uma composição com obras de arte urbana, releituras da Monalisa por Silvia Marcon.

Os personagens, em diversos feitios de gente, estão na cidade, no interior ou em lugar nenhum: um senhor desconhecido observado pela dona de um café; a perspectiva de vida de uma senhora de 90 anos; o jogo de imaginação de uma pessoa em uma sala de espera; a viagem libertadora de uma mulher divorciada; a solidão de uma zeladora são alguns dos temas focados pelo olhar que parece despretensioso, mas é uma aguda forma de mostrar o mundo. Um olhar tão enigmático quanto da Monalisa.

Lisana revela que a observação da vida cotidiana a inspira. “Acho que é uma característica minha. Nada me escapa. Uma amiga me disse que tem a impressão de que tenho um radar no olho. Às vezes, a realidade objetiva pode não estar no meu foco, mas como diria Machado de Assis, a verdade pode estar nas entrelinhas. Todos os sentimentos que emanam das relações entre as pessoas e consigo mesmas me interessam”, observa.

Lançamento

O lançamento de Monalisa no retrovisor acontece no dia 5 de outubro durante a 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Às 16h30, a autora participa de um bate-papo com o público no 2º andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer. E, às 18h, haverá sessão de autógrafos na Praça Dante Aliguieri.

Lisana Bertussi foi durante muitos anos professora de literatura, pesquisadora da produção sul-rio-grandense, brasileira, latino-americana, popular e oral. Atuou como docente na UCS, UFSM e FAPA. Já publicou 13 livros, diversos contos e poemas – e foi patrona da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul/RS em 2016.


Compartilhe: