INMET alerta para risco de chuvas intensas entre quinta e sexta no RS

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para o risco de chuvas intensas no Rio Grande do Sul. Conforme o órgão, há possibilidade das instabilidades atingirem qualquer cidade gaúcha.

A advertência emitida pelo o Instituto é da cor laranja, o que indica grau de perigo. De acordo com o órgão, podem ocorrer pancadas de chuva com volumes de precipitação consideráveis. O INMET aponta que os volumes de chuva podem chegar até os 100 milímetros em um dia.

O Instituto também avisa para o risco de rajadas de vento entre 60 a 100 quilômetros por hora e eventual queda de granizo. O alerta é válido até a manhã desta sexta-feira (4), mas pode ser revisto e ter o prazo encurtado ou estendido.

Área de alerta: Campanha, Oeste Catarinense, Vale Do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho e Meio-Oeste Catarinense

Já o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) coloca duas áreas em sobreaviso para risco de tempestades. Conforme o órgão, na primeira, que engloba a região da Serra e Campos de Cima da Serra, há possibilidade de chuvas intensas ao longo do dia.

E, na outra área, que abrange o Noroeste gaúcho, podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de raios, principalmente, a partir da tarde desta quinta-feira (3). Pontualmente a chuva poderá ser intensa e vir acompanhada também de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo.

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).