12º Festival da Canção Aliança Francesa acontece no Salão de Atos da UFRGS

A Aliança Francesa Porto Alegre realiza no dia 18 de outubro, às 20h, a 12ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa.

O evento acontecerá no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. A entrada é franca, por ordem de chegada, com doação de 1 quilo de alimento não perecível. As portas serão abertas às 19h.

Uma das novidades dessa 12ª edição é a adoção de um novo nome para o Festival, que passa a se chamar Festival da Canção Aliança Francesa.

A ideia por trás dessa mudança é valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.

O espetáculo é composto pela apresentação de dez candidatos que interpretarão sucessos da canção francesa e francófona.

A premiação para o primeiro lugar é uma viagem a Paris, um ano de francês na Aliança Francesa Porto Alegre e quatro horas de gravação da canção vencedora no Estúdio Audio Porto.

O primeiro e o segundo colocados da etapa de Porto Alegre participam ainda da Final Nacional, onde concorrem com os vencedores de outras seis capitais. Nesse ano, essa etapa também será realizada na capital gaúcha, no dia 30 de novembro de 2019.

Os selecionados para e edição 2019 são Bruna Caselani, Cristina Fernández, Eduardo Fronckowiak, Elisa Freese, Fernanda Abbott, Fernanda Copatti, Gabriel Mazzini, João Arthur Moschen, Juliano Barreto e Maria Cláudia Sanchotene.

Repertório

Do clássico ao contemporâneo, o repertório dos candidatos de 2019 agrada a todos os gostos e públicos. Rock, pop e clássicos compõem a programação, com músicas interpretadas por artistas como Édith Piaf, Charles Aznavour, Amel Bent e Ben l’Oncle Soul, entre outros.

A banda que vai preparar os candidatos nos ensaios e acompanhá-los no dia da final é composta pelo diretor artístico do Festival Otávio Moura (bateria), Bruno Vargas (baixo), Jackson Spindler (piano) e Angelo Primon (violão).