Em maratona de 72 horas, estudantes são desafiados a criar jogos digitais

A partir desta sexta-feira (4), até domingo (6), estudantes da UniRitter irão participar de uma experiência completamente imersiva no campus Iguatemi. Serão 72 horas de muito trabalho para realizar um grande desafio: desenvolver projetos de jogos digitais. As atividades do Game Jam UniRitter começam às 17h de sexta e encerram às 17h de domingo. Ao final do desafio, os projetos serão submetidos por avaliações, com premiações locais e internacionais do Ludum Dare, um game jam online que acontece em paralelo ao evento da universidade. Os jogos serão desenvolvidos a partir de um tema sugerido pela Ludum Dare.

Na maratona, os alunos do curso de Jogos Digitais devem desenvolver todas as etapas para a criação do jogo digital, desde a concepção da ideia até a entrega de um produto funcional e pronto para ser jogado. Os participantes se organizam em grupos para poder trabalhar melhor. Segundo o coordenador do curso, Felipe Frosi, o cenário ideal é que cada time seja composto por estudantes de competências diferentes, como habilidades artísticas, sonoras ou de programação. Os alunos também dispõem da presença de professores do curso durante toda a experiência para pedir dicas, mentoria e qualquer tipo de ajuda.

“O objetivo do Game Jam é proporcionar uma chance de compreender como funciona o ambiente de trabalho em equipe, além de ser uma boa oportunidade de crescimento profissional e networking. O evento é, também, uma oportunidade para que os alunos possam montar os seus portfólios com os trabalhos e jogos que já desenvolveram”, explica Frosi.

Os jurados da premiação do Game Jam UniRitter são compostos por empresas da área de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul. Além de escolher um vencedor, as empresas darão retornos profissionais sobre os jogos desenvolvidos.