Eduardo Leite anuncia mudanças no plano de carreira dos servidores públicos

O governador Eduardo Leite anunciou nesta segunda-feira (7) que irá propor mudanças no plano de carreira dos servidores públicos do Estado nos próximos dias.

Ele planeja levar à Assembleia Legislativa seis projetos de reforma nas remunerações e contratações dos funcionários.

Antes de protocolá-las na Assembleia Legislativa, o que está previsto para a segunda quinzena de outubro, o governador iniciou o debate público, buscando explicar os motivos e as consequências esperadas e, seguindo a proposta da agenda do diálogo, colher sugestões para ajudar na construção.

“Não tem mais como adiar essas medidas. Daqui a 20 anos, tanto eu e o nosso governo, quanto os deputados vamos olhar para trás e ver o legado que foi deixado. Sei que não é fácil, pois estamos mexendo em algo que funciona desse jeito há muito tempo. O governo federal, por exemplo, reformou as carreiras e revisou benefícios há mais de 20 anos. Se não fizermos algo agora, o RS vai paralisar daqui a alguns anos”, destacou Leite.

Aos parlamentares, que efetivamente tomarão a decisão final sobre as medidas, afirmou: “Sei que a decisão é difícil, mas está se pensando no legado, e não no governo. O governador não representa o governo, os deputados não representam a Assembleia. Ambos representamos o Estado, o povo”.

Depois do debate de hoje, o próximo passo será falar com sindicatos e bancadas de cada setor afetado pelas mudanças.