Docente do Senac ressalta a importância da qualificação para blogueiras

Uma pesquisa do Instituto QualiBest, com 700 pessoas, revelou que 49% dos consumidores confiam em influenciadores digitais para tomar a decisão de compra, perdendo somente para amigos e parentes.

De acordo com Valesca de Souza Teixeira, docente da área da Beleza no Senac São Leopoldo, como são muito visados, os blogs estão tomando conta na área da Beleza.

Segundo a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor de beleza é um dos mais movimentados e obteve um crescimento de 2,77% em relação a 2017. Nesse crescimento, a maquiagem é uma alternativa certa na explosão digital.

Valesca atribui esse fenômeno ao público que necessita de pessoas que façam testes de lançamento dos produtos recém lançados. “As blogueiras recebem produtos das empresas para fazer resenhas e darem suas opiniões de um jeito bem descontraído. Isso atrai o público”, comenta.

Apesar de ser benéfica, essa difusão também carece de pessoas profissionais e devidamente formadas e qualificadas. Dependendo dos cosméticos/e ou maquiagens, quem está emitindo a opinião precisa ter um conhecimento para avaliar e dar seu parecer ao público, evitando danos ao espectador. “É importante a digital influencer estudar, ter conhecimento pleno e raciocínio lógico do que está passando, pois o público segue a risca o que elas falam e muitas vezes sai prejudicado”, lembra Valesca.

Capacitações de maquiagem, segundo a docente, são de extrema importância pois envolve toda parte de visagismo, tons de pele, hidratação, texturas, pigmentações e composições. “Isso dá um diferencial para quem quer tornar-se digital influencer de maquiagens, ter uma formação e estar sempre se atualizando em eventos e workshops”, finaliza.