Defesa Civil de Porto Alegre emite novo alerta para risco de tempestade

A advertência é válida para as próximas 24 horas na Capital. O prazo expira, conforme a Prefeitura, nesta quinta-feira.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu uma nova advertência para o risco de temporais na Capital gaúcha. O aviso foi declarado com base nos prognósticos climáticos divulgados por Institutos Meteorológicos.

Conforme o órgão, há risco de chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas. Também há a possibilidade de queda de granizo.

A advertência é válida para as próximas 24 horas na Capital. O prazo expira, conforme a Prefeitura, as 9h desta quinta-feira.

O alerta tem como finalidade a prevenção, e os órgãos municipais integrantes da Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências) estão com as equipes em alerta e disponíveis para atendimento da população e o restabelecimento da normalidade nas áreas que venham a ser atingidas.

Desde as primeiras horas desta quarta-feira (30), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalham para minimizar os impactos das chuvas que atingem Porto Alegre. A prioridade das ações é para locais que apresentem riscos à população, vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais.

Da meia-noite às 9h, as Equipes de Manejo Arbóreo atenderam pelo menos três casos envolvendo quedas de árvore ou galhos.

A população pode fazer o registro de demandas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Instruções de segurança:

  • Abrigue-se em local seguro.
  • Não enfrentar o mau tempo.
  • Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de publicidade.
  • Desligue equipamentos da rede elétrica.
  • Não entre em alagamentos.
  • Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres).
  • Observe alterações nas encostas.