Defesa Civil faz alerta para chuvas intensas e ventos fortes no RS

Conforme o órgão de defesa civil, o alerta é para a possibilidade de tempestades, com chuvas intensas e ventos fortes, em todo o Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma advertência, via SMS, em virtude da mudança no tempo. Uma nova frente fria deve atuar sobre o Estado, trazendo chuva e queda nas temperaturas. Há risco de temporais, conforme o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).

Conforme o órgão de defesa civil, o alerta é para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul. A advertência é válida entre esta terça-feira e a quarta. Ainda de acordo com a Defesa Civil, há possibilidade de queda de granizo em pontos isolados do RS.

“Defesa Civil: RS, alerta possibilidade de Chuvas Intensas, ventos fortes em todo o estado e queda de granizo em pontos isolados”, destaca o alerta. A mensagem foi enviada via SMS para os números cadastrados no sistema de alerta para temporais (saiba como se inscrever abaixo).

Já o CPTEC, emitiu duas advertências. A primeira, que abrange toda a faixa Oeste do Estado, alerta para o risco de tempo instável e pancadas de chuva acompanhadas de raios. Localmente a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e vir também acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo.

O outro alerta é para as outras regiões do Estado, incluindo a Capital, Porto Alegre. Conforme o órgão, o dia será com chuva que pode ser de forte intensidade e poderá ocasionar volumes expressivos de precipitação.

Como receber os avisos da Defesa Civil

Para receber os alertas da Defesa Civil, é preciso enviar um SMS (mensagem de texto) com o número do CEP (Código de Endereçamento Postal) para o número 40199. São aqueles números que permitem que as correspondências cheguem até a sua casa. Ao enviar esses números, sem traços ou pontos, para 40199, você se cadastra no serviço gratuitamente.

Mas fique atento! As mensagens não serão enviadas por aplicativos de mensagem, como WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger.