Colavoro Sanvitto, em Caxias do Sul, sedia exposição “Faces do Feminino”

O retrato diverso das facetas da mulher é o tema da exposição “Faces do Feminino”, que contempla as obras das artistas caxienses Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi, em exibição até o dia 1º de novembro, no Colavoro Sanvitto, em Caxias do Sul.

Sob a ótica do protagonismo da mulher na sociedade, a curadora da mostra, professora e doutora de História, Cristine Tedesco, reuniu os trabalhos que representam a figura feminina e suas múltiplas facetas, para abrir os olhos do público diante das concepções estéticas da mulher.

A exposição exibe pinturas que mostram a metamorfose das mulheres. Na obra de Jane Santos, elas aparecem sofisticadas, adornadas com brincos, luvas, chapéus e tiaras, a partir de corpos alongados, curvilíneos, expressando força e delicadeza.

O trabalho de Zilmara Tonon dá espaço para os desejos, o controle e a liberdade dos corpos femininos, com representações étnicas e culturais. E por fim, a obra de Isadora Collato Gazzi conecta a mulher com flores e espinhos, que fazem referência às profundezas desta figura, questionando sobre os preconceitos do significado do feminino.

“As reflexões sobre a arte e a cultura, em especial sobre as concepções do feminino, criam condições para questionamentos essenciais ao exercício da cidadania, da criticidade e da empatia. A exposição oportuniza uma conversa das artistas com o público sobre suas interpretações, exercitando o olhar e percorrendo caminhos que levam à construção do conhecimento e à troca de saberes”, analisa Cristine Tedesco.

Serviço:

Exposição “Faces do Feminino”

Artistas: Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi

Período: 17 de Outubro a 01 de Novembro

Horário: 8h às 18h. De segunda a sábado.

Local: Salas Nobres do Colavoro Sanvitto (Avenida Júlio de Castilhos, nº 1989. Terceiro andar | Centro – Caxias do Sul/RS)