Áreas afetadas por inundações no Japão têm previsão de mais chuva

Mais chuva está prevista para os próximos dias nas regiões leste e nordeste do Japão, que foram bastante afetadas pelo tufão Hagibis. Há, assim, o risco de novos transbordamentos de rios e deslizamentos de terra em locais que já enfrentam as consequências da recente chuva sem precedentes.

A Agência de Meteorologia do Japão prevê, a partir desta sexta-feira (18) e sábado, chuva em amplas áreas do leste do país e da Região Nordeste. Poderá chover intensamente em algumas áreas.

No último fim de semana, chuva recorde, trazida pelo Tufão Hagibis, causou o rompimento de diques em dezenas de rios das regiões leste e nordeste.

Somente reparos pequenos foram feitos até agora na maioria das áreas que sofreram danos, deixando-as vulneráveis a inundações com a vinda de mais chuva, mesmo de pequena intensidade.

A Agência de Meteorologia adverte que a chuva torrencial deixou o solo pouco firme em muitos locais das regiões leste e nordeste, com risco de novos deslizamentos de terra.

Abrigos

Um total de 4.249 pessoas permanece em abrigos, em 13 província do Japão, mostrando o nível de destruição causado pelo tufão.

A Repartição do Gabinete japonês disse que até essa quinta-feira (17), a Província de Fukushima, no nordeste, registrava o maior número de deslocados, com um total de 1.699 pessoas em 51 instalações de proteção.

A Província de Nagano, a noroeste de Tóquio, vem em seguida, com 956 pessoas. A de Miyagi, ao norte de Fukushima, tem um total de 748.

*Emissora pública de televisão do Japão