Temporal atinge Porto Alegre com raios, chuva e granizo

Áreas de instabilidade trouxeram temporal a Porto Alegre na tarde desta terça-feira (17). A tempestade atingiu a Capital desde antes das 17h, com raios e pancadas de chuva, por vezes fortes. Em alguns bairros, houve queda de granizo isolada.

A tempestade causou problemas no trânsito (leia abaixo) e no Porto Alegre Airport. As operações de pousos e decolagens não chegaram a ser suspensas. No entanto, por conta da queda de raios, as ações em solo – como embarque e desembarque de passageiros – foram interrompidas por medida de segurança.

A interrupção começou às 15h59, conforme a Fraport, concessionária do Aeroporto. Ela chegou a ser retomada, mas foi novamente interrompida pela queda de granizo pontual no sítio aeroportuário. A queda das pedras de gelo durou cinco minutos, mas foi novamente sucedida por queda de raios na Capital.

A delegação do Athlético-PR, por exemplo, que havia chegado à Capital às 17h02, só conseguiu desembarcar do voo fretado por volta das 19h40. O time paranaense enfrenta o Inter amanhã pela Copa do Brasil. Um treino que ocorreria no Beira-Rio foi suspenso.

A queda de granizo ocorreu em outros bairros, como da zona Sul, Leste e Norte. No entanto, não há registro de prejuízos, até o momento, pela Defesa Civil.

Trânsito

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), há pontos de alagamento e/ou acúmulo de água nas ruas da Capital.

  • João Goulart em frente ao Gasômetro no sentido C/B; faixa da esquerda bloqueada.
  • Sarmento Leite x Luiz Englert, mas sem bloqueio.

Há congestionamento na Ipiranga sentido Centro/Bairro próximo à João Pessoa. Também há pontos onde os semáforos estão em pane ou desligados. Confira os pontos:

  • Cristóvão Colombo com Luzitana.
  • Manoel Elias com João Dallegrave
  • Bento Gonçalves com Antônio de Carvalho
  • Sepé Tiaraju com Joracy Camargo
  • Nilo Peçanha com Veríssimo do Amaral