RS terá temperaturas em elevação, mas temporais podem voltar no domingo

O CPTEC aponta possibilidade de pancadas de chuva pontuais na tarde deste sábado e risco da ocorrência de temporais no domingo.

O sábado (14) é de períodos de sol entre nuvens em Porto Alegre. Conforme a previsão, o tempo indeciso ocorre em grande parte do Estado. Ao longo do dia, a umidade aumenta e pode ter chuva rápida em grande parte do Estado.

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) aponta possibilidade de pancadas de chuva pontuais e acompanhadas de raios, principalmente, a partir da tarde deste sábado. Localmente a chuva poderá também ser intensa e vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade, conforme o órgão.

As áreas postas em atenção cobrem grande parte do Estado. São elas: Noroeste, parte do Norte e Centro e Serra, Vales do Taquari e Rio Pardo, região metropolitana e Litoral Norte.

No domingo (15), porém, o tempo vira de novo. O sol brilha e a temperatura sobe rapidamente. No fim do dia novas áreas de instabilidade ingressam pela fronteira com o Uruguai, levando risco de temporais para cidades do Sul do Estado.

De acordo com o CPTEC, neste domingo, haverá condição para pancadas de chuva acompanhadas de raios. As instabilidades poderão ser intensas em toda a Campanha, Fronteira Oeste e Sul.

Além da chuva, haverá condição para rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo. O CPTEC destaca que na fronteira com o Uruguai a condição para temporais é mais elevada. O órgão também alerta que chuva deverá ser mais generalizada.

Na segunda-feira a instabilidade avança pela região Central e Leste. Mesmo mais fraca, pode provocar temporais isolados pelo Estado.