Protesto de servidores do Imesf fecha mais 60 postos de saúde em Porto Alegre

Conforme dados da Secretaria da Saúde, ao menos 500 mil usuários do sistema podem ter sido afetados pela paralisação de hoje.

Ao menos 67 postos de saúde estão fechados em Porto Alegre nesta segunda-feira (23). O motivo é o protesto de servidores do Imesf (Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família), que são contra a extinção do órgão. Outros 18 pontos de atendimento em saúde tiveram restrições.

Conforme dados da Secretaria da Saúde, ao menos 500 mil usuários do sistema podem ter sido afetados pela paralisação de hoje. Cartazes colocados nos postos de saúde avisavam sobre a interrupção nos atendimentos.

A interrupção dos atendimentos ocorre pela falta dos profissionais. Representantes do grupo estiveram, pela manhã, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Eles participaram de uma reunião da Comissão de Saúde, que busca soluções para a crise na saúde da Capital.

No início da tarde, servidores fizeram uma caminhada pelo Centro até o Paço Municipal. Eles estão reunidos em frente da Prefeitura em protesto contra a decisão de extinguir o Imesf.

A criação do Instituto, em 2011, foi considerada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Por conta da decisão judicial, 1.840 funcionários do Imesf serão demitidos.