Prefeitura de Porto Alegre cede imóvel para instalação de delegacia de polícia

A Prefeitura de Porto Alegre cedeu um imóvel para instalação da primeira Delegacia Policial de Pronto Atendimento especializada em vulneráveis no Estado.

O termo de cessão foi assinado nesta segunda-feira (2) pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e a chefe de Polícia, Nadine Anflor, no Salão Nobre do Paço Municipal.

“Estamos à disposição para ajudar no que for necessário para atender às vítimas da violência. Precisamos abraçar mais a pessoa vulnerável neste momento de dificuldades”, diz o prefeito.

O imóvel disponibilizado pela prefeitura tem 617,10 metros de área e está localizado na rua Professor Freitas e Castro, no bairro Santana.

De acordo com a prefeitura, a cessão do prédio será gratuita pelo período de 20 anos, podendo ser renovada por mais 20 anos.

De acordo com o projeto do Estado, o local será sede da delegacia que atenderá mulheres, idosos, crianças e adolescentes e pessoas vítimas de preconceito e discriminação. “Quando o delito ocorrer em razão da vulnerabilidade das vítimas.”

Segundo a delegada Nadine, há dez anos a Polícia Civil esperava contar com o imóvel. “Agradeço a parceria com a Polícia Civil. Esse momento me enche de orgulho, pois este prédio era um sonho e agora poderemos oferecer um atendimento 24 horas”, ressalta.

O projeto foi criado em janeiro deste ano e contará com salas específicas para escuta; atendimento psicológico; assistência social e mediação.

De acordo com a prefeitura, a previsão de inauguração é para o segundo semestre de 2020. “A reforma será realizada com recursos do Judiciário”, afirma.