2ª Marcha Gaúcha pelo Clima reforça conscientização climática no RS

Lutar contra o colapso climático é muito mais que se preocupar com as emissões e métricas científicas. Por isso, em um momento no qual mais de 6,1 mil mobilizações pelo clima estão acontecendo globalmente,  Porto Alegre se reunirá no Parque da Redenção para marchar em favor do clima.

O encontro acontecerá domingo (29), a partir das 15h. O evento está em sua segunda edição e, agora, além da organização da Todavida, conta com a participação da 350.org Brasil.

Para o gestor ambiental e organizador da 350.org Brasil, Renan Andrade, o evento ocorre em um momento muito importante na história de Porto Alegre e de seu Estado.

“Estamos alinhados com as Mobilizações Globais pelo Clima, que já contam com eventos em mais de 185 países, para pedir justiça climática e energias livres e limpas. Nós sabemos que o Rio Grande do Sul vem sofrendo investidas vorazes de empresas exploradoras de combustíveis fósseis, como no caso da Mina Guaíba, que poderá ser a maior mina de carvão a céu aberto da América Latina. Os males do carvão, os desmontes das políticas públicas ambientais e as violações de direitos das comunidades tradicionais são pautas que estarão em evidência por aqui”, conta.

Para Andrade, as ações em prol do clima vão nortear os rumos da sobrevivência humana. “Nunca se discutiu tanto as questões climáticas como hoje, porém faltam ações efetivas de quem realmente toma as decisões”, diz.

“Quanto mais pessoas se envolverem com as questões do meio-ambiente e do clima, mais chances teremos, em um futuro próximo, de contarmos com lideranças mais sensíveis a essas causas, fazendo, assim, as mudanças necessárias”, complementa.