Livro ensina folclore brasileiro para crianças

Dos confins do Sertão, das florestas escuras, dos lagos, mares e cachoeiras vêm as lendas mais divertidas e assustadoras sobre monstros, assombrações e criaturas que fazem travessuras por todo o Brasil.

Com histórias e características de diversos seres fantásticos, a obra Monstronário, Monstros e assombrações do Brasil de A a Z, da escritora e jornalista Lúcia Tulchinski e publicada pela Editora Estrela Cultural, apresenta personagens do folclore nacional em ordem alfabética.

O objetivo é ajudar os pequenos leitores a se familiarizarem com as letras e com a cultura do País. Além disso, cada figura folclórica tem uma Identidade Monstruosa, com dados como peso, altura, curiosidades e região onde vive.

Nas páginas do livro, trinta e sete seres como Bicho-Papão, Tutu Marambá, Pisadeira, Quibungo e Lobisomem, desfilam seus adoráveis trejeitos assustadores de forma lúdica e bem-humorada.

Definitivamente, Monstronário possui um repertório único, no qual o fantástico convive com o popular, traduzindo de maneira dinâmica, para os pequenos, nossa imensa riqueza cultural.

Com o passar do tempo, as lendas dos povos se misturaram, gerando novas versões, com tempero brasileiro e pitadas regionais. Portanto, qualquer semelhança com lendas de outras terras não é mera coincidência.

Com uma escrita cativante e sutil, Lúcia motiva a criança a se aventurar nos contos e interagir com a obra. O livro é ilustrado por Alexandre Carvalho.

Seus desenhos vibrantes e coloridos, além de enriquecerem as páginas, são um convite à criatividade para leitores de qualquer idade.