Instituto do Câncer Infantil e Projeto Camaleão realizam o “Juntos pela Vida”

No mês de conscientização e alerta para o câncer infantojuventil (Setembro Dourado) e cânceres hematológicos (Setembro Verde), Instituto do Câncer Infantil e Projeto Camaleão: “Autoestima contra o Câncer” se unem no evento “Juntos pela Vida”, que tem o objetivo de levar entretenimento consciente para toda a população. O evento acontece no próximo domingo (15), no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

Das 14h às 18h, os participantes poderão aproveitar uma programação repleta de atividades, com destaque para a largada do II Pedal pela Vida, às 15h, por iniciativa do Instituto do Câncer Infantil e do Pedal da Inclusão, para celebrar o Setembro Dourado. Além do passeio ciclístico, diversas brincadeiras educativas serão realizadas durante o evento, entre elas, está a distribuição de “Balões Compatíveis” que desafiará os participantes a encontrar a sua dupla de balões pelo local. O objetivo é chamar atenção para a dificuldade de se encontrar um doador de medula óssea compatível. Atualmente essa chance chega a ser de uma em cada 100.000 pessoas.

Também haverá uma “Roleta do Saber” para destacar os principais tipos de tratamentos contra o câncer. Na ação, ao rodar a roleta, o participante irá responder a uma pergunta de Verdadeiro ou Falso sobre o tema sorteado. Em todas as brincadeiras haverá premiações para os participantes.

As campanhas buscam a conscientização desses dois tipos de câncer de difícil diagnóstico, por apresentarem sintomas pouco específicos ou que podem ser confundidos com outras doenças. Como consequência, os pacientes com linfoma, leucemia e outras enfermidades hematológicas podem demorar a conseguirem um diagnóstico completo. Quando se trata de crianças e adolescentes, esse quadro é ainda mais grave. Apesar da alta taxa de cura, o câncer infantojuvenil ainda é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de um aos 19 anos de idade.

Apoiam a iniciativa as empresas e instituições Novartis, Formato RS, Remo Camisetas, Bike Tour Poa, Pedal da Inclusão, Cover & Kids e Secretaria Municipal da Saúde.

Sobre o Projeto Camaleão

Iniciado em 2014, o Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença. É sabido atualmente que o câncer e seu tratamento causam danos físicos, emocionais e isolamento social. É muito comum a pessoa não se reconhecer, perdendo sua identidade. O objetivo do Projeto Camaleão é ajudá-la a se redescobrir, adaptando-se a esse novo contexto para continuar vivendo. Na sede do Projeto, a Casa Camaleão, que fica localizada em Porto Alegre, são realizadas atividades de apoio a pacientes com câncer, seus familiares, amigos e equipes médicas.

Juntos pela Vida

Quando: 15 de setembro de 2019
Horário: das 14h às 18h00
Local: Parque Farroupilha (Redenção)