fbpx

Guarda Municipal de Porto Alegre poderá usar mais opções de modelos de armas

Decreto permite o uso de armas mais potentes pela Guarda Municipal. Foto: Joel Vargas/PMPA

Um decreto publicado pela prefeitura no Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira (4) permitirá que a Guarda Municipal utilize mais opções de modelos de armas.

Agora os agentes com porte válido poderão usar todos os tipos de armas previstas na lei federal, incluindo espingardas calibre .12, de uso comum da Brigada Militar. Anteriormente, a legislação municipal limitava o uso de apenas dois calibres (.38 e .380).

“A adequação nos ajuda a dar mais um passo para melhorar a atuação dos agentes no trabalho de garantia do bem-estar dos cidadãos e zelo pelo patrimônio público”, ressaltou o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Para o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, é importante que a instituição possa manusear todos os calibres previstos em lei.

“Para sermos mais eficientes, temos que estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação em nossas rotinas de trabalho”, explica.

Atualmente, o efetivo da instituição é de 413 agentes ativos, de acordo com a prefeitura. Destes, 222 estão habilitados para usar armas de fogo.

Todos recebem curso específico de capacitação psicológica e são submetidos a treinamento anual de reciclagem. “O objetivo é ampliar o número de guardas com porte”, ressaltou a prefeitura.

📰 Receba as notícias do Agora no seu WhatsApp e Telegram
Notícias relacionadas