Grêmio perde para o Athletico-PR nos pênaltis e está fora da Copa do Brasil

O Grêmio perdeu a classificação para final da Copa do Brasil para o Athletico-PR. Em partida disputada na Arena da Baixada, em Curitiba, o tricolor gaúcho saiu perdendo e não conseguiu se encontrar em campo. A partida, no tempo normal, ficou em 2 a 0 para os paranaenses.

O time gaúcho enfrentou dificuldades para sair com a bola já desde o princípio do 1º tempo. E o Athletico-PR se aproveitou disto para impor o jogo e ir à frente.

O Grêmio teve, praticamente, apenas um lance de perigo no campo athleticano no primeiro período. Foi aos 4′, numa revisão de um lance que poderia ser um pênalti para o tricolor. Mas o juiz entendeu, após revisar o VAR, que a bola que tocou em Wellington não era falta dentro da área.

A partir de então, o tricolor gaúcho foi engolfado pelo Athletico. Nervoso, o time gaúcho começou a se esquentar com a velocidade do time paranaense.

Com pressa de decidir logo, o time vermelho e preto foi para cima. Aos 16′, o lateral-direito Leonardo sai de campo sentindo dores. Rony, do Athletico, acelera um contra ataque pela esquerda e cruza para trás. Bruno Guimarães chuta, mas a bola bate no travessão. No rebote, Nikão acerta o gol.

Pelos próximos 30 minutos o time gaúcho se segurou como pôde, embora avance uma vez ou outra e se defenda mais que tudo. Desde cera do goleiro até jogador do meio-campo caído. Valeu de tudo para acabar o tormento do 1º tempo em que o time tricolor não se achou em campo.

Segundo tempo

O segundo tempo prometia que Renato Gaúcho fosse colocar ordem na casa. Mas nem deu tempo de tentar uma nova tática e o Athletico já conseguiu outro gol. Foi com Marco Ruben. Em outra bola de Rony, o time paranaense amplia para 2 a 0.

Na defensiva, o Grêmio quase não sai do meio-campo. Aos 14’/2T, Léo Cittadini quase amplia a vantagem dos vermelhos. Mas ele erra e o chute vai à esquerda do gol de Paulo Victor.

Um minuto depois, aos 15′, Kannemann é expulso. Mas, mesmo com o cartão vermelho, segue reclamando em campo.

Com o jogo no placar agregado em 2 a 2, os dois times mexem para decidirem de vez a partida. Primeiro o Athletico. Depois o Grêmio. Renato Gaúcho tira Jean Pyerre aos 34′ e coloca Thaciano na partida.

Cinco minutos depois, o time tricolor finaliza como poucas vezes na partida. Cortez chuta do meio-campo e David Braz toca a bola na área, onde ela desvia em Marco Ruben. A jogada termina com a bola nas mãos do goleiro Santos.

Mas nem as ofensivas do Athletico e nem as (poucas) do Grêmio tiram o jogo do 2 a 2 no placar agregado. Vamos aos pênaltis.

Solução nos pênaltis

O Athletico começou batendo as penalidades. Bruno Guimarães bateu e marcou o primeiro. Lucho González também marcou o dele. Nikão também fez o dele, com direito a paradinha. Marcelo Cirino chutou o quarto pênalti e fez. Marco Ruben também chutou no meio, sem chance para Paulo Victor.

Galhardo, pelo Grêmio, converteu. David Braz mandou no meio do gol e fez. Alisson cobrou o terceiro, no alto, e marcou. Matheus Henrique também mandou no alto e garantiu um novo empate: 4 a 4. A responsabilidade ficou com Pepê, que perdeu. Defesa de Santos e classificação do Athletico.