Experience Senac: alunos de todo RS apresentam projetos inovadores

Disruptivo e surpreendente. Estas foram as duas palavras mais pronunciadas durante todo primeiro dia pelas pessoas que compareceram ao Experience Senac, evento promovido pelo Senac-RS. A quarta-feira foi o dia da abertura oficial que contou com a presença de alunos, professores e diretores das escolas Senac de todo Estado, além de autoridades, convidados, imprensa recepcionados pelo show da bateria, passistas, porta-bandeira e mestre-sala da Tinga, tradicional escola de samba de Porto Alegre.

A sinestésica e tecnológica estrutura montada no Centro de Eventos do Barrashopping Sul, na capital gaúcha, chamou a atenção de quem compareceu ao XP Senac pelas várias experiências únicas, interativas e que estimulam os cinco sentidos. Além da qualidade e inovação dos projetos apresentados em formato pitch pelos alunos Senac de cursos técnicos e de cursos livres. Ao todo foram apresentados 28 projetos que contemplam as demandas dos setores do comércio de bens, serviços e turismo e que foram avaliados por três bancas compostas por: um colaborador do Departamento Regional do Senac, um profissional do SEBRAE, um docente do Senac EAD e um representante da imprensa.

O diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, lembrou que os alunos do Senac e Senai conquistaram a terceira colocação na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, que ocorreu na Rússia em agosto deste ano. “Em comparação, o Brasil ocupa o 63º lugar no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Por isso criamos e trazemos espaços como o Experience Senac: para alavancar a educação profissional ao patamar das melhores do mundo. É necessário estarmos atentos às competências do futuro e alinhados com as novas tecnologias e profissões, às demandas do mercado de trabalho. Aqui, neste evento, trazemos o que existe de melhor na educação profissional”.

Para o diretor do SEBRAE-RS, Ayrton Pinto Ramos, parceiro do Senac no evento, o XP Senac tem tudo a ver com a missão da instituição, ou seja, a educação empreendedora. “Estamos em busca constante por ideias e novos projetos e neste espaço acontece a troca, o compartilhamento e o aprendizado que refletem na nossa entrega. Empreendedorismo reflete no desenvolvimento”, afirmou.

O presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, reforçou o destaque do Brasil no exterior quando o assunto é educação profissional. “Digo aos empresários para quem trabalhamos os números do PISA e da WorldSkills. Quando Senac e Senai levam a educação do Brasil para fora, o país é campeão. Nós fazemos a nossa parte. É muito gratificante ver jovens que estão buscando capacitação e crescimento. Vamos aproveitar este momento para trocar experiências e conhecimento, concluiu.

Segundo dia do Experience Senac

Educação foi o tema norteador que abraçou a quinta-feira do Experience Senac, evento gratuito que é promovido pelo Senac-RS. Todos os palestrantes que subiram ao palco da Arena Talks falaram sobre as ideologias e as práticas aplicadas na educação, no dia a dia do saber, ensinar e aprender. Além das palestras motivadoras, o evento contou também com os espaços tecnológicos, interativos e inovadores com a presença de alunos e docentes da instituição.

Economia, educação e tecnologia foram os principais temas abordados no total das 12 palestras desse segundo dia do XP Senac, realizado no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. A Coordenadora de Produto do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS, Janine Ledur, focou sua palestra no Design Estratégico, no processo de aprendizagem e em como produzir conhecimento atualmente. Durante os vinte minutos de fala, enfatizou bastante a frase que, segundo ela, é o seu lema: “transformando realidades existentes, gerando novas oportunidades por meio de um esforço coletivo”.

Afinal, quem não gosta de dinheiro? Essa foi a pergunta norteadora feita pelo Head do Papo de Grana (Warren Brasil), Arthur Estima, que também falou sobre as transformações no mundo do dinheiro, lucro dos bancos em cima do cidadão, educação financeira, planejamento e responsabilização com o futuro e a importância do dinheiro nas nossas vidas.

Guto Niche deu seguimento nas palestras da noite abordando temas do cotidiano e questionando-os, falando sobre a pedagogia da experiência e as mudanças que devem haver na educação. “É preciso ressignificar e redesenhar a educação”, o membro do Centro de Tecnologias do Senac-RS e Líder de Grupo de Educadores Google Canoas explanou sobre a necessidade de educar com experiência pensada, ensinar o que o mercado de trabalho exige do candidato, gerenciamento de processos, exigir um pensamento sistêmico, com criatividade.

Através de diversas perguntas, a Doutora em Educação, Mariângela Pozza questionou os costumes na educação e falou sobre igualdade: “O aprendizado deve ser para todos, sem rótulos. É preciso ter processos inclusivos nas escolas e faculdades”.

A jornalista Isabel Ferrari, foi o ponto mais emocionante da noite. Na mesma temática sobre a educação inclusiva a apresentadora trouxe questionamentos sobre as diferenças. “Nas escolas e faculdades, onde estão os negros? Os LGBTs? As crianças com deficiências e autismo?”. Com um filho autista de 9 anos ela falou abertamente sobre o tema e declarou: “A gente só tem medo do que não conhece. A grande sacada é a aceitação, lidar com a verdade, pois todos nós somos seres humanos”.

Fernando Cruz, da Microsoft Brasil abordou três temas muito discutidos hoje em dia, a computação, a inteligência artificial e a substituição do ser humano por máquinas. O engenheiro foi categórico ao dizer que a computação vai ampliar a capacidade em todas as profissões que existem. E, contrariando ao que muitos acreditam, “a inteligência artificial vai criar novos trabalhos”.

Finalizando a noite com chave de ouro, o Experience Senac recebeu para a última palestra do dia o diretor da Universidade Politécnica de Milão, Matteo Ingaramo.

“O design é o pensamento humano transformado em produto. Ele ajuda na educação desenhando processos educativos”, frase norteadora da palestra. Através de diversas imagens mostradas ao público, Matteo questionou muito os papéis do design, da inovação e da educação no mundo e afirmou que é extremamente importante refletir sobre a qualidade do processo educativo, somando a links emocionais e referências.

O educador ainda explicou sobre a importância em capacitar as pessoas e fazê-las capazes de gerir as informações, usando o aprendizado científico em seu próprio contexto, criando pessoas usuárias do conhecimento. Após uma aula de inovação, design e educação, Matteo finalizou: “O objetivo final do design é criar vidas positivas”.

Nesta sexta-feira, último dia do evento, serão conhecidos os projetos vencedores de alunos das escolas do Senac-RS, ao todo foram apresentados 28 projetos que contemplam soluções para o comércio de bens, serviços e turismo, os quais foram avaliados por três bancas compostas por: um colaborador do Departamento Regional do Senac, um profissional do SEBRAE, um docente do Senac EAD e um representante da imprensa.