Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre investiga 15 suspeitas de sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre comunicou nesta sexta-feira (30) que está investigando 15 suspeitas de sarampo.

Entre elas, estão pacientes com histórico de viagem à Itália e ao Estado de São Paulo, onde há confirmação de casos da doença.

Conforme dados do Ministério da Saúde, até quarta-feira (28) foram confirmados 2.565 casos de sarampo no Brasil, dos quais 2.457 no Estado de São Paulo. Neste Estado foi confirmado o primeiro óbito do ano pela doença em paciente adulto. Segundo a Ministério era uma pessoa do sexo masculino, sem histórico de vacinação.

“Diante da investigação das suspeitas na cidade e da situação epidemiológica do país, a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis emitiu aos serviços e profissionais de saúde da Capital alerta epidemiológico no final dessa quinta-feira”, ressaltou a prefeitura de Porto Alegre.

Aos pacientes, a recomendação é, no atendimento, informar ao profissional de saúde viagens para locais com transmissão de vírus .  No Brasil, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará têm casos confirmados.

Vacina 

A vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é a única forma de prevenção da doença. Faz parte do calendário oficial de vacinação para crianças e adultos e está disponível para todas as pessoas – de um ano aos 49 anos – na rede pública.

O esquema vacinal depende da faixa etária e a recomendação é de que as pessoas avaliem a sua situação vacinal em uma unidade de saúde, levando, se possível, caderneta de vacinação.