Santa Casa de Porto Alegre registra maior número de transplantes de 2019

A Santa Casa de Porto Alegre registrou o maior número de transplantes em 2019 no mês de julho. A média de transplantes nos 12 meses anteriores foi de 53.

A Santa Casa de Porto Alegre registrou o maior número de transplantes em 2019 no mês de julho. Setenta e duas pessoas receberam um novo órgão ou tecido. Nos 12 meses anteriores, a média foi de 53 transplantes.

Conforme a Santa Casa, os transplantes foram de diversos órgãos. Foram 23 de rim, 20 de córnea, 13 de medula, 12 de fígado, três de pulmão e um de coração.

O Hospital Dom Vicente Scherer, unidade da Santa Casa dedicada ao transplante de órgãos e tecidos, é referência internacional na área e o único hospital do país a realizar todos os tipos de transplantes pelo SUS.

Todas as informações sobre a doação de órgãos e tecidos estão disponíveis no website Um Salva Oito, mantido pela a instituição.

Fila por transplante ainda é grande

Apesar do grande número de transplantes realizados em julho, a fila de espera ainda é grande. De acordo com o Sistema Nacional de Transplantes do governo federal, mais de 1.400 pessoas no RS. Em todo o país, cerca de 35 mil pessoas aguardam a doação de um órgão ou tecido.

Para ser doador é necessário comunicar o desejo para a família, pois a legislação brasileira não possibilita que alguém deixe nada por escrito autorizando a doação. Para que a doação seja viável é necessário que seja constatada a morte encefálica, que é a interrupção irreversível das atividades cerebrais. As causas mais frequentemente são traumatismo craniano, tumor ou derrame.