Presidente da Apex-Brasil anuncia abertura de escritório da agência no RS

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, (Apex-Brasil), Sergio Segovia, anunciou na última semana, durante jantar do LIDE RS, em Porto Alegre, a abertura de um escritório da agência no Rio Grande do Sul. Segundo o dirigente, um acordo inédito irá propiciar a abertura. O encontro teve o objetivo de explanar os rumos das exportações no Brasil e no Rio Grande do Sul. Entre os temas abordados, falou-se da atuação da agência no fomento da melhoria das exportações para as empresas brasileiras, da captação de investimentos internacionais e também como a situação econômica da Argentina, a guerra comercial entre Estados Unidos e China, além do acordo entre União Europeia irão impactar nos negócios das empresas nacionais.

Segovia deu destaque ao trabalho de atração de investimentos estrangeiros diretos desenvolvido pela Apex Brasil, aos impactos do acordo Mercosul-União Europeia e da guerra comercial EUA-China no Brasil. “Temos que aproveitar essas oportunidades e entrar de cabeça nesses mercados”, afirmou.

“Quem se capacita para a exportação, avança em competitividade. A Apex-Brasil apoia esse processo de qualificação por meio do PEIEX que, nos últimos 5 anos, beneficiou 11 mil empresas”, afirmou Segovia, reforçando a importância da capacitação empresarial em comércio exterior.

Entre os presentes estavam o presidente da LIDE RS, Eduardo Fernandez, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Ruy Irigaray, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Luis Augusto Lara e o ex-governador do Estado, Germano Rigotto.

Mais cedo, na quarta-feira (14), Sergio Segovia havia se reunido com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o secretário Ruy Iragaray e representantes do Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O tema do encontro foi o desenvolvimento de parcerias entre a Apex-Brasil e instituições do RS para ações de promoção de exportação e atração de investimentos estrangeiros diretos.

Já no dia seguinte, o governador Eduardo Leite recebeu Segovia no Palácio Piratini, e celebrou a chegada da agência. A Apex-Brasil tem escritórios em São Paulo e Recife. Agora, prepara a abertura de uma sede no Rio Grande do Sul. O governador deu as boas-vindas ao grupo. “Fico feliz que possamos fazer essa parceria”, comemorou. O local do novo escritório ainda está sendo definido.