Prefeitura de Porto Alegre destrói mais de 54 mil produtos piratas

Mais de 54 mil mercadorias falsificadas foram destruídas nesta sexta-feira (23), em ato no Largo Zumbi dos Palmares na Capital. Elas foram apreendidas pela fiscalização da prefeitura de Porto Alegre.

O rolo compressor inutilizou 37.080 óculos, 9.462 CDs/DVDs, 7.970 relógios e até mesmo seis réplicas de armas. “Produtos com valor total equivalente a R$ 2 milhões, que representa aproximadamente R$ 500 mil em arrecadação para o município”, ressaltou a prefeitura.

As apreensões foram feitas nos últimos 12 meses pelas equipes da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

“Este ato tem um propósito educativo. Queremos deixar claro para a população que trabalhamos a favor do comércio legal e regularizado, que o produto pirata é uma concorrência desleal perante aqueles que geram empregos e impostos”, destaca o secretário Eduardo Cidade.

Após ser destruído, o material foi encaminhado pela equipe do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) para unidades de reciclagem.

Responsável pelas operações de apreensão, o diretor de Fiscalização da SMDE, Luis Antônio Steglich, explica que a maior parte dos produtos estava em poder de ambulantes irregulares e em depósitos.

“Coibir esse tipo de atividade é também uma forma de proteger a saúde e a integridade do consumidor.”

.O secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, enfatiza a ilegalidade da venda sem a devida cobrança de impostos.

“O que temos aqui não são apenas óculos, relógios e equipamentos eletrônicos pirateados, isso aqui é combate ao crime”, afirma.