Pneuscar, reformadora parceira da Vipal Borrachas promove ação para mulheres

Um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam valorizadas e se reconheçam como fundamentais dentro do processo. Esta motivação foi o que levou a reformadora pertencente à Vipal Rede Autorizada, a Pneuscar, de Barra Mansa, Rio de Janeiro, a promover uma ação inédita e transformadora na empresa: integrar colaboradores e suas famílias. Assim surgiu a ideia do Momento Mulher, que reuniu, dentro da reformadora, cerca de 50 pessoas entre esposas de colaboradores, mães, irmãs e parentes do sexo feminino, além das próprias colaboradoras da empresa, que tiveram um dia diferente da sua rotina naquele 13 de julho.

A ocasião contou, primeiramente, com uma recepção de boas-vindas às convidadas no auditório da reformadora, ocasião em que lhes foram apresentadas algumas informações sobre o mercado de reforma de pneus no mundo e no Brasil, bem como uma explicação geral das atividades da empresa e sua parceria com a Vipal Borrachas. Logo após, o grupo ficou a sós com a médica ginecologista Paula Schmidt de Oliveira, que conversou com elas sobre saúde da mulher.

“Se a pessoa está feliz no trabalho, isso é bom para todos. E nada melhor do que despertar esse sentimento na família dos colaboradores, que são muito importantes neste contexto”, explica Rafael Milton Teixeira Júnior, sócio-proprietário da Pneuscar.

Ele conta que, no processo de amadurecimento do projeto, junto à própria equipe, percebeu que a maioria suspeitava que esposas e familiares não sabiam exatamente que papel cada um desempenhava profissionalmente. A suspeita foi confirmada quando, durante a atividade do Momento Mulher, apenas duas das esposas souberam explicar com o que os maridos trabalhavam.

“A surpresa delas foi visível. E todas tinham curiosidade em saber em que área seu marido trabalhava enquanto faziam a visita guiada pela fábrica”, conta Júnior. Maria de Fátima do Carmo Florêncio, profissional da área de moda e esposa do colaborador Gildázio Freitas Florêncio, operador de produção sênior da reformadora, foi uma das que não imaginavam como era o ambiente de trabalho do marido.

“Somos casados há 30 anos, ou seja, todo este tempo o que sustentou a nossa família foi o pneu”, declarou Maria de Fátima. Curiosa, ela disse que se interessava em conhecer o dia a dia de trabalho de seu parceiro, mas ver de perto foi muito mais surpreendente do que esperava. “Para mim, foi tudo muito interessante, mas uma coisa que me chamou bastante atenção foi o aspecto ecológico da reforma de pneus”, revela.

Para Cristiane Miguel, supervisora financeira da Pneuscar, ao contrário, não havia nenhuma novidade nos processos da fábrica, mas, sim, nas atividades que ela e suas colegas mulheres desempenharam naquele dia, no papel de convidada. Dessa vez, foi uma oportunidade para interagir e até transmitir suas experiências às que estavam tendo aquela primeira oportunidade.

“Eu me senti muito lisonjeada com a grandiosa iniciativa do evento. Digo por mim e pela percepção que tive quanto aos colegas de trabalho”, constatou Cristiane. “A iniciativa de trazer familiares para conhecer o ambiente de trabalho foi muito engrandecedora para ambas as partes. Tenho certeza”, concluiu.

“Se tínhamos alguma dúvida de qual seria a aceitação delas, para nossa felicidade, esta foi geral“, relata o sócio-proprietário da Pneuscar. O depoimento da funcionária Cristiane reforça: “O que me acrescentou, falando amplamente, é me certificar de que com gestos pequenos, cuidadosos, acolhedores e grandiosos aos olhos de quem recebe, podemos transformar um novo pensar”.

A Pneuscar já pensa em realizar uma nova atividade semelhante em breve, desta vez, com os filhos dos colaboradores. Promessa de um novo êxito, que deve tornar ainda mais humanizado o ambiente de trabalho e beneficiar a relação dentro dos lares. Como a Vipal Borrachas, que inspira e encoraja seus parceiros, a integrante da Vipal Rede Autorizada mostra o quanto ações assim são positivas e possíveis.