PF deflagra ação contra quadrilha que planejava atentados contra policiais no Sul do RS

De acordo com a Polícia Federal, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo. O nome do detido não foi divulgado.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Praesidium. O objetivo é desarticular grupo criminoso investigado por planejar atentado contra policiais federais que atuam na região Sul do Estado.

Conforme a PF, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santa Vitória do Palmar e na Penitenciária de Rio Grande. Cerca de 30 policiais federais e agentes da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) participam da ação.

De acordo com a Polícia Federal, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo. O nome do detido não foi divulgado.

As investigações tiveram início em julho deste ano. A Polícia Federal recebeu informações que indicavam que um preso Penitenciária de Rio Grande e bandidos de Santa Vitória do Palmar teriam se aliado. O objetivo da quadrilha era cometer atentado contra a vida de policiais federais. Os agentes atuam no combate ao tráfico de drogas.

Os atentados seriam em represália às ações da Polícia Federal na região, como as operações Anjos da Praia e Strike. Ambas ações resultaram na prisão de mais de 100 pessoas por tráfico de drogas. Cerca de três toneladas de entorpecentes foram apreendidas entre os anos de 2016 e 2019 no Extremo Sul do Estado, conforme a PF.

De acordo com a Polícia Federal, o nome da operação corresponde à palavra latina que significa “proteção” e da qual também se originou a palavra “presídio”. O termo escolhido remete à necessidade de proteção de todos os envolvidos no combate à criminalidade e ao compromisso institucional de proteger a integridade de seus servidores.