Pesquisa aponta Alvorada como cidade mais violenta do RS

O Ipea (Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgou o Atlas da Violência 2019.

Para medir o nível de violência, o Ipea pegou a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros no ano de 2017. São contabilizados pela pesquisa apenas municípios com pelo menos 100 mil habitantes.

Segundo o Ipea, as cidades mais violentas, em geral, têm números piores no acesso à educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho. Já as menos violentas têm indicadores considerados parecidos com os de países desenvolvidos.

A pesquisa também mostra que houve crescimento da média da taxa de homicídios entre os Estados brasileiros. Segundo o estudo, aumentou de 30 para 41 homicídios por 100 mil habitantes. As dez capitais brasileiras que tiveram maior crescimento da violência letal estão todas no Norte e no Nordeste.

No caso do Rio Grande do Sul, a taxa do Estado é de 6,8 para cada 100 mil habitantes, bem abaixo da taxa nacional. O Atlas 2019 aponta Alvorada (112,6) como a cidade mais violenta do Estado. De acordo com a pesquisa, as outas cidades gaúchas são: Gravataí (60,0), Viamão (51,6), Cachoeirinha (42,8 ) e Sapucaia do Sul (40,8).

O caso de Alvorada chama a atenção, além de ter o pior índice no Estado, tornou-se a sexta cidade mais violenta do País. O município com o pior índice é Maracanaú, no Ceará, com 145,7 homicídios.