Oficina de culinária para praticar a língua alemã em Porto Alegre

No dia 31 de agosto, um sábado, das 14h às 18h, no food-coworking Criativos Compulsivos (av. Guaíba, 4.670 – Vila Assunção – Zona Sul de Porto Alegre, a química gaúcha Maria Elisabete Haase-Möllmann, que escreveu sua tese de doutorado em alemão na Universidade de Bremen realiza a Oficina de Culinária em Alemão: Bolo de Maçã, com duração de 4 horas.

Apaixonada por experimentar novas receitas, ela encontrou nas experiências de cozinhar uma forma de se apropriar de novas línguas e integrar-se com pessoas de diferentes nacionalidades e formação.

Entre 1992 e 2013 morou na Alemanha, Finlândia e Bulgária, sempre aprendendo receitas e ingredientes locais na língua do país. Foram anos em que dava aulas particulares de Português através da culinária, com receitas brasileiras de sobremesas.

Em 2019 passou a dar aulas particulares de alemão em Porto Alegre, renovando então com a Oficina a experiência culinária na língua estrangeira, significando o aprendizado do alemão com e em todos os sentidos.

Ela vai preparar na Oficina, em alemão, com as devidas explicações também em português, o chá preto da Frísia Oriental “Ostfriesentee” para acompanhar a receita de bolo de maçã “Apfelkuchen, sehr fein”, que cada aluno levará para casa.

Oficina de Culinária

Os participantes do curso contam com:
– Infra-estrutura de cozinha industrial
– Ambiente criativo e aconchegante, em food-coworking situado na zona sul de Porto Alegre com vista para o Lago Guaíba
– Envio da receita em alemão anterior ao evento
– Discussão da tradução da receita (1 página) do alemão para o português, com identificação das estruturas gramaticais, receita com estrutura descritiva, verbos, ingredientes, números e medidas e modo de preparo (1h)
– Preparação dos bolos, em alemão (1h30min)
– Preparação do chá, em alemão (30min)
– Chá com bolo “Tee mit Kuchen” com conversa informal em alemão “Klönen und Schnacken” (1h)
– Bolo de maçã para levar para casa
– Água saborizada.
Inscrições aqui.