Nova frente fria traz chuva e queda de temperaturas ao RS nesta sexta

Uma nova frente fria deve trazer chuva e queda abrupta de temperaturas no Estado. Há aviso para risco de temporais e variação da temperatura.

A quinta-feira (29) foi de calor típico de verão em todo o Rio Grande do Sul. Em Campo Bom, os termômetros do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram 33,8°C. Porto Alegre teve 32,7°C. Foi o dia mais quente no Rio Grande do Sul desde o mês de abril.

No entanto, o tempo vai virar novamente no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Uma nova frente fria deve trazer chuva e queda abrupta de temperaturas no Estado. Há aviso para risco de temporais e variação da temperatura.

A chuva deve começar ainda durante a madrugada em todas as cidades de fronteira com o Uruguai. Mas ao longo do dia as instabilidades avançam para o Centro do Estado. Apenas na divisa com Santa Catarina não há possibilidade de chuva nesta sexta. Há possibilidade de ventania de até 80 quilômetros por hora.

As mínimas já serão menores que nos últimos dias. Em Bagé, o dia começa com 11°C; em Pelotas, 12°C; e em Santa Maria e Porto Alegre, faz 17°C.

No período da tarde, haverá grande variação de temperaturas. Enquanto a máxima no Chuí não passa dos 15°C, Rio Grande deve ter 21°C; Uruguaiana 22°C; Santa Maria 26°C; Carazinho 29°C e Santa Rosa 31°C.

Em Porto Alegre e região metropolitana, o dia ainda começa com sol. No entanto, o tempo nubla ao longo do da manhã e a chuva está prevista para o final da tarde ou início da noite. Máxima de até 26°C.

No sábado, a chuva se espalha do Centro para o Norte. São esperados bons volumes de chuva. Na Campanha e Sul, o tempo volta a abrir.