McDia Feliz transforma sanduíches em arrecadações para o ICI

Há 26 anos o Instituto do Câncer Infantil é beneficiado com a campanha do McDia Feliz através da venda de tíquetes antecipados, produtos promocionais e sanduíches BigMac. No Rio Grande do Sul, 33 lojas de 11 municípios gaúchos tiveram sua venda revertida para o ICI neste sábado, 24 de agosto. Até sexta-feira da última semana, 30 mil cupons foram vendidos antecipadamente. Conduzida pelos influenciadores Capu e Formiga, a abertura oficial do evento ocorreu no McDonalds localizado no Boulevard Assis Brasil, em Porto Alegre, contou com diversas atrações além de reunir a comunidade, voluntários e curiosos que passavam pelo local.

Segundo o diretor-presidente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, entre 2017 e 2018 mais de 31 mil pessoas participaram da campanha e através deste recurso foi possível inaugurar a revitalização da Oncologia Pediátrica do Hospital Conceição. “Todas as pessoas que colaboraram construíram aquela unidade, nós fomos apenas agentes dessa imensa solidariedade que faz com que, durante os 28 anos de ICI, tenhamos conquistado tantos avanços”, explica.

Para o gerente de Operações Sou – Arcos Dourados – Valter Bernardi Júnior, neste sábado cerca de mil funcionários trabalharam no Rio Grande do Sul para vender o maior número de sanduíches possível. “Hoje é um dia em que a bondade se mostra extremamente presente, seja nos voluntários ou entre os nossos colaboradores”, aponta.

Um depoimento emocionante ainda chamou a atenção durante a abertura do evento. Rufaine Carla Fernandes, uma das funcionárias do McDonalds, foi diagnosticada há um ano com câncer de mama. “Esta é a primeira vez que compartilho minha história com tanta gente. Às vezes achamos que a doença está distante quando na verdade está ao nosso lado”. Com 36 anos, ela já passou pela cirurgia e hoje continua o tratamento. “Apesar de tudo, estou chorando de felicidade, pois a doença mexeu com toda a minha família, mas agora estou bem”, desabafa.

Participaram das atividades de entretenimento o Coral do Grêmio Náutico União, personagens fantasiados, a Fábrica de Gaiteiros do Renato Borguetti, a banda do Colégio São João, Vocal Takt, Trio de MPB, Barlavento, Elvis Paulo Matielo e Cristiano Nichelle, além dos DJs Fran, Dennis Plus, Sato e Paulo Bicca.

As lojas participantes do McDia Feliz que beneficiaram o ICI através da venda revertida de BigMacs são de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Capão da Canoa, Tramandaí, Pelotas, Rio Grande, Gramado e Santa Cruz do Sul.

Participaram também do evento o presidente do Conselho Deliberativo do ICI, Lauro Quadros, o embaixador do Instituto Ronald McDonald no Rio Grande do Sul, Antônio Rocha, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Nádia Gerhardt, e o ex-prefeito Fortunatti.

Conheça os projetos do ICI beneficiados

Conhecer para ir Além – projeto que oferece suporte à condução de pesquisa clínica em estudos cooperativos brasileiros, auxiliando hospitais conveniados ao ICI que compõem a Rede Estadual de Assistência em Oncologia Pediátrica no registro dos pacientes em ensaios clínicos;

Coragem para vencer o câncer infantojuvenil – tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e minimizar o impacto que a doença gera na vida pessoal, familiar e social dos pacientes;

Rede Oncológica Pediátrica no Rio Grande do Sul – fazer o mapeamento da realidade da oncologia pediátrica no estado, com levantamento da realidade nos sete centros oncológicos do RS;

Programa Diagnóstico Precoce – qualifica profissionais da área da saúde por meio de capacitações e sensibilizações sobre o câncer infantojuvenil.

Impacto social ampliado

Desde 2018 o McDia Feliz ampliou seu impacto social e passou a beneficiar duas causas de grande importância no Brasil: saúde e educação. Ao todo, 86 projetos de 59 instituições foram beneficiados com a arrecadação da campanha em todo o país. O McDia Feliz já somou mais de R$ 280 milhões investidos em projetos do Instituto Ronald McDonald e mais recentemente do Instituto Ayrton Senna.