INMET emite aviso para risco de tempestades e queda de temperatura no RS

As áreas afetadas, em ambos os casos, são Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul do Estado. 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. As áreas afetadas, em ambos os casos, são Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul do Estado.

Conforme o órgão de meteorologia, há aviso para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul nesta sexta. Uma nova frente fria deve trazer pancadas de chuva para, pelo menos, metade do Estado.

O início do aviso começa às 20h desta quinta-feira e se estende até às 23h desta sexta-feira (30). O aviso de tempestade aponta perigo potencial.

Conforme o órgão, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) também advertiu para o risco de tempestades. Conforme o órgão, a sexta-feira será de tempo instável com pancadas de chuva acompanhadas de raios.

“Localmente a chuva poderá ser intensa, gerar acumulados elevados de precipitação”, aponta o CPTEC. As pancadas de chuva podem ser acompanhadas de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo, de acordo com o Centro de Previsões.

Temperaturas caem

O INMET também publicou um aviso para a queda das temperaturas ao longo desta sexta-feira (30). De acordo com o órgão, haverá declínio entre 3ºC e 5ºC. A área sob a advertência são a Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Sul e região metropolitana.