Gutcha Ramil e Hique Gomez apresentam o espetáculo no próximo Unimúsica

Um criou o universo cômico e bem-sucedido de Tangos e Tragédias e da Sbornia Kontr’Atraka. A outra é uma adepta de instrumentos e sonoridades das mais diversas partes do mundo, além de ser uma pesquisadora em música e culturas, com formação em antropologia.

A mistura musical entre Hique Gomez e a integrante do grupo Três Marias, Gutcha Ramil, traz ao Salão de Atos da UFRGS o concerto Fluxos: Musicalidades em Trânsito no dia 5 de setembro, às 20h.

O show é parte da série Cidade Presente: a cidade que se vê, a cidade que se escuta, do Unimúsica 2019. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

A dupla convidou músicos tão talentosos quanto únicos para a big band montada especialmente para o espetáculo. É o caso dos instrumentistas Tales Melati, com sua gaita de fole e viela de roda tocando música celta; o nigeriano Idowu Akinruli trazendo o tambor tradicional da cultura Yorubá; Loua Pacom Oulai, com a batida da percussão da Costa do Marfim; e Guilherme Gul, aprendiz do mestre egípcio de percussão árabe Hossam Ramzy, famoso por ter trabalhado com nomes como Peter Gabriel, Jay-Z, Ricky Martin e as lendas do Led Zeppelin, Jimmy Page e Robert Plant.

Ao lado deles, Angelo Primon conduzirá com a maestria de sempre diversos instrumentos de cordas, como sitar, oud, guitarra e violão. No vocal, o destaque ficará por conta das participações de Nina Nicolaiewski no canto em hebraico e Dunia Elias embalando uma canção em árabe.

A multiculturalidade será um dos principais eixos do concerto, mas também representou um desafio para os curadores.

“Muitos dos integrantes não se conheciam. Eu imaginava uma coisa, e o Hique outra. Foi um desafio achar esse meio termo”, ressaltou Ramil.

“Teremos momentos mais de solo no concerto, para que as pessoas possam ter acesso àquela sonoridade da forma como ela é originalmente”, completou.

Hique ilustra que o show representará uma simbiose entre diversas raízes musicais. “Estamos misturando música celta, africana e brasileira”, disse.  “Há inclusive um episódio narrado pelo Pero Vaz de Caminha onde ele relata a troca musical entre um português de uma caravela com os índios, tocando a gaita de fole.”

O concerto ainda terá a participação de Roger Scarton (harmônio e voz), Luiz Ramos (voz), Carlitos Magalhães (bandoneón), Andressa Ferreira (percussão e voz) e Dionisio Souza (baixo).

Serviço:

Data: 05/09

Hora: 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre-RS)

Ingressos: Distribuição a partir de 02 a 05 de setembro no Centro Cultural da UFRGS (Campus Centro) e somente em 02/09 no ILEA – Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS (Campus do Vale) das 9h às 17h.

Serão distribuídos até dois ingressos por pessoa, mediante 1kg de alimento não-perecível por ingresso retirado.