Fim de semana do Dia dos Pais tem 19 mortes e 131 feridos no trânsito gaúcho

Ao menos 19 pessoas morreram e 131 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito entre sexta-feira (9) e a meia-noite de domingo (11). Os números são da Operação Viagem Segura, que alcançou a 105ª edição.

Em três dias, foram registrados 162 acidentes em todo Estado. Na edição do ano passado foram registradas 20 mortes nos três dias da operação. No entanto, esse número chegou a 32, considerando os óbitos que ocorrem em até 30 dias pós-acidente.

A diretora institucional do DetranRS , Diza Gonzaga, lamenta que este foi mais um fim de semana em que, pelo menos, 19 vidas foram perdidas no trânsito, muitas dela, talvez, em deslocamentos de filhos que iriam visitar seus pais.

“Nós estamos trabalhando arduamente para mudar essa realidade, pois acreditamos que fiscalização eficiente, punição exemplar e, especialmente, educação continuada são os meios capazes de mudar comportamento a médio/longo prazo. Por isso, estamos reestruturando o projeto educativo do DetranRS para que os gaúchos e gaúchas possam voltar pra casa em segurança, sem tragédias, apenas com boas lembranças”.

Conforme o DetranRS, foram fiscalizados 16.184 veículos nas vias do Rio Grande do Sul. Como resultado, foram autuadas 6.338 infrações e recolhidos 411 veículos e 123 carteiras de habilitação irregulares.

Órgãos de fiscalização também realizaram 2.690 testes com etilômetro, que resultaram na autuação de 46 condutores, sendo oito enquadrados como crime e conduzidos a delegacias. Outros 83 condutores que se recusaram a soprar o bafômetro também foram autuados.

A Viagem Segura é uma ação conjunta entre DetranRS, Brigada Militar, CRBM (Comando Rodoviário da BM) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).