Festival de Cultura e Gastronomia inicia na próxima semana em Gramado

O 11º Festival de Cultura e Gastronomia está prestes a começar. A partir do dia 5 de setembro, Gramado reúne os melhores chefs e restaurantes para uma programação intensa com comida de rua, oficinas, jantares harmonizados e muitas atrações culturais.

Este ano, o país homenageado é o Chile, e é de lá que vem a inspiração para a elaboração das mais diferentes receitas servidas durante toda a programação.

A reunião de sabores, texturas e aromas promete belas experiências gastronômicas na cidade que já é considerada sinônimo de boa cozinha.

Festins

Os jantares harmonizados, já conhecidos como os tradicionais e disputados festins, receberão sete renomados chefs dos mais respeitados restaurantes chilenos.

Restaurantes importantes e reconhecidos de Gramado sediam os encontros. Conheça os chefs convidados, a programação e agende-se:

5 de setembro, quinta-feira, 20h – Restaurante Malbec

O chef Carlos Mardones é quem comanda a cozinha do restaurante Macerado Viña Mar, de Viña del Mar, que conjuga intensidade com produtos originários de Casablanca, da região de Valparaíso.

Mantendo a essência da comida caseira feita com cuidado, a casa é especialista em harmonizar os pratos com vinhos e espumantes da região.

6 de setembro, sexta-feira, 20h – Restaurante Josephina

Considerado um dos melhores restaurantes do Chile, o Milla Milla está localizado na Vinã Vik, um refúgio de vinhedos.

Entre paisagens deslumbrantes, o chef Rodrigo Acuña cozinha usando apenas ingredientes sazonais, orgânicos e de origem local.  Ele acredita que a influência do terroir está presente em todos os alimentos e não apenas nas uvas da vinícola.

A horta própria abastece a cozinha e quando são necessários produtos adicionais, o chef recorre às comunidades próximas.

8 de setembro, domingo, 12h30 – Bistrot Pastasciutta

O chef Federico Ziegler vem do Polvo Bar de Viños, de Santiago, primeiro bar de vinhos terroir. Ziegler é responsável também pela seleção da carta de vinhos, composta por mais de 100 rótulos, todos de pequenos produtores ou que refletem alguma característica do seu lugar de origem.

10 de setembro, terça-feira, 20h – Wood Hotel

Com mais de uma década de experiência em restaurantes na Europa e América do Sul, o chef Antônio Moreno está à frente da cozinha do restaurante Puerto Claro, de Valparaíso.

Seus pratos são elaborados a partir de ingredientes da estação e produzidos na região, inspirados por receitas e sabores do mundo.

12 de setembro, quinta-feira, 20h – Castelo Saint Andrews

Talento em dose dupla. Os chefs Giuliano Olmos, do restaurante Domus Mare, e Jorge Ruiz, de Viña del Mar, unem a experiência de décadas à frente de restaurantes de alto nível e em hotéis 5 estrelas na elaboração de pratos que combinam várias técnicas e sabores contemporâneos.

13 de setembro, sexta-feira, 20h – Restaurante San Tao

Os chefs e amigos Paula Baéz e Cristian Gómez estão à frente do restaurante Tres Peces, de Valparaíso, especializado em frutos do mar.

Depois de seus caminhos se cruzarem inúmeras vezes, decidiram abrir um restaurante, cuja principal característica é a pesca responsável, para promover os sabores chilenos.

14 de setembro, sábado, 20h – Restaurante Nonno Mio

O chef Nicolás Navarro está à frente do La Caleta, de Maitencillo, restaurante familiar criado nos anos 80 do século passado. A localização privilegiada, em frente à enseada dos pescadores em Maitencillo, garante o extenso cardápio de frutos do mar, mas que também conta com carnes e aves.

Comida de rua

Quem não quer apreciar a culinária dos mais charmosos restaurantes de Gramado, ao ar livre, com pratos inspirados na gastronomia do Chile e elaborados exclusivamente para o Festival de Cultura e Gastronomia?

Além disso, também será possível encontrar as melhores cervejas e vinhos. A rua Pedro Benetti recebe as bancas de comida e bebidas.

São mais de 20 restaurantes confirmados: Belle Vitrine, Bistrot Pastasciutta, Boreal, Cantina Pastasciutta, Casa Aveiro, Casa da Madre Gourmet, Casa Di Pietro, Colosseo, Confeitaria Zuckerhaus, Divino, Esperienza Bistrot, Filó Gourmet, Il Piacere, Josephina, Malbec, Nonno Mio, Nonno Mio Fast Gourmet, Rasen Platz, San Tao, Vittobella, White Fly. As opções salgadas têm preço único de R$ 30,00 e as doces de R$ 20,00.

Para os apreciadores de cervejas, as cervejarias Ambarina, Edelbrau, Farol, Grambier, Rasen, Traum e White Fly já têm espaços garantidos.

Os vinhos ficarão por conta das vinícolas Boscato, Cris, Dunamis, La Charbonnade e Roberta Porto a Porto.

Cozinha Experimental 

Este ano, a Cozinha Experimental tem nova localização. O espaço montado especialmente para receber todas as oficinas, concursos e workshops do festival será instalado na Praça Major Nicoletti.

Toda a programação é gratuita, aberta ao público. São 40 vagas por oficina e as inscrições podem ser feitas na hora.