Festival de Cinema de Gramado: veja os curtas-metragens gaúchos concorrentes

A 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorre de 16 a 24 de agosto na serra gaúcha. O festival chega a mais uma edição mantendo a tradição de nunca ter sido interrompido.

São 47 anos consecutivos, período em que acompanhou todas as fases do cinema nacional. O Agora no RS separou para você os curtas-metragens gaúchos que estarão concorrendo neste ano.

Curtas-metragens

A Maior Locadora do Mundo – 3’31’’
Direção: Matheus Mombelli | Porto Alegre
Sinopse: Enquanto praticamente todas as vídeo-locadoras fecharam suas portas, justamente a maior do mundo ainda resiste aos avanços da tecnologia. O fiel escudeiro desse enorme acervo em DVD’s e VHS’s de chama Hilton, um apaixonado por cinema – e pornografia – que não sucumbiu à era dos vídeos on-demand.
Elenco: Hilton Zilberknob

A Pedra – 19’15”
Direção: Iuli Gerbase | Porto Alegre
Sinopse: O bote de uma família emperra durante um passeio de rafting. Pietra, a filha mais nova, é obrigada a perder um pouco de sua ingenuidade.
Elenco: Felipe Kannenberg, Ester Amanda Schafer, Morgana Kretzmann, João Felipe Kowal.

Budapest_V4_Final2- 14’04’’
Direção: Gabriel Motta | Porto Alegre
Sinopse: Uma catástrofe amorosa metalinguística. Ou algo do gênero.
Elenco: Gabriel Motta (voz), Luiza Moraes (voz), Andras Horvath, Orsolya Balogh

Buitenlanders/estrangeiros – 5’55’’
Direção: Cassio Tolpolar | Porto Alegre
Sinopse: Separados por uma terra estranha.
Elenco: Anouk Cleven, Aimée Goulart, Hopi Chapman

Dia de mudança – 11’25’’
Direção: Boca Migotto | Porto Alegre
Sinopse: Num domingo de noite que estará para sempre na memória de muitos brasileiros, um filho e uma mãe conversam sobre suas pequenas tragédias pessoais. Um dia de muitas mudanças
Elenco: Nelson Diniz, Sandra Dani

É assim que você parece – 15’
Direção: Pedro Valadão | São Leopoldo
Sinopse: Separados por mais do que gerações, um jovem e um senhor vagam por um mundo hiperconectado, sem conseguir contato com ninguém.
Elenco: Clemente Viscaíno, Rodrigo Grings, Glória Andrades Direção de Fotografia: Lorenzo Beust

Êles – 15’
Direção: Roberto Burd | Porto Alegre
Sinopse: Gabriel veraneia em sua casa de praia enquanto seus pais passam a semana trabalhando em Porto Alegre. Após mais uma noite de bebedeira, ele acorda e percebe na movimentação dos vizinhos e curiosos, que Dona Ida, a empregada que trabalhou a vida inteira com sua família, faleceu subitamente.
Elenco: João Pedro Prates, Teca Pereira, Álvaro Rosacosta, Janaina Pelizzon, Sidnei Borba, Maria Antônia Giulian, Nadya Mendes, Daniel Tessler, Israel Silveira, Lira Alexandre, Jacqueline de Souza

Endotermia – 11’30’’
Direção: Emiliano Cunha | Porto Alegre
Sinopse: Sozinhos, irmão e irmã aguardam por aqueles que talvez nunca retornem.
Elenco: Evelyn Hoffmann, Malyck Badu

Kerexu – 20’
Direção: Denis Rodriguez e Leonardo Remor | Porto Alegre
Sinopse: Desde a coleta da argila nas margens do rio até a queima artesanal em forno e em fogo de chão, o filme acompanha o processo de produção da cerâmica tradicional no Sul do Brasil. Os conhecimentos passam pelas mãos de uma das últimas ceramistas guaranis na região, Kerexu Jera Poty.
Elenco: Kerexu Jera Poty (Antônia Garai), Kerexu (Maria Palácio Gonçalves), Kerexu (Zulma Garai), Kerexu Mirim (Mariana Benites), Kerexu Criança (Iori Garai).

Linha Travessão – 13’49’’
Direção: Douglas Roehrs | Porto Alegre
Sinopse: Ao acompanhar a avó, que foi depositar flores no túmulo do falecido marido, o jornalista Douglas Roehrs capta não apenas as lembranças de uma pessoa, mas o presente e o passado de um lugar que tem ritmo próprio. Linha Travessão é o reflexo de um Brasil de vícios, limitações e saudades.

O Carnaval de Gregor – 20’
Direção: Kiwi Bertola | Caxias do Sul
Sinopse: Após se “fantasiar” de nega maluca, Gregor passa a ser visto por todos ao seu redor como uma mulher negra. Aos poucos Gregor absorve e interioriza a nova identidade, se deparando com uma nova perspectiva. O que ele não sabe é que a noite traz muitos perigos e que a liberdade pode ter um alto preço.
Elenco: Nadya Mendes, Kayode Assis, Rafael Ritta, Bibi Rositto, Llucas Ferreira, Fred Restori, Jorge Junior, Jaqueline Souza, Cinandrea Guterres, Artur José Pinto, Claudio Benevenga, Gloria Andrades

O Menino da Terra do Sol – 18’30’’
Direção: Michel Marchetti – Bento Gonçalves
Sinopse: Baseado na vida do escritor Flavio Luis Ferrarini de Flores da Cunha, o curta conta a história de Nini, um menino tímido do interior que vive intensamente a solidão da infância e vai atras de seu sonho de ser escritor.
Elenco: João Pedro Prates, Renato Robaínna Santacaratina, Emanuele Gransnievicz, Davi Canabarro de Lima Schimitz, Gabriel Giovane Borsatto, Rafael Franskowiak, Nini Andrea Grecco e Nini Miguel Foppa.

Quero Ir para Los Angeles – 19’12’’
Direção: Juh Balhego | Porto Alegre
Sinopse: Maria é uma menina negra universitária que decide fazer sua primeira viagem internacional, o destino escolhido é Los Angeles. Entretanto, o que se revela é que o esforço próprio não é o único propulsor para o alcance desse objetivo.
Elenco: Manuela Miranda, Pâmela Manica, Bruno Cardoso e Paula Souza.

Só sei que foi assim – 7’
Direção: Giovanna Muzel | Pelotas
Sinopse: Quando Santiago, o melhor amigo de Júlia, encontra um livro falando sobre a selva e como é a vida lá, ele decide que está na hora de finalmente agir como um tigre e partir em uma jornada até a selva. Durante essa aventura eles confrontam suas inseguranças e encontram algumas das forças que possuem.
Elenco: Giovanna Muzel e Jacson Piovesan

Sonata – 17’50’’
Direção: Felipe Diniz | Porto Alegre
Sinopse Curta: Janaína é uma atriz em crise enquanto acompanha o colapso de um país. Parece não haver saída, mas ainda existe alguma coisa a ser feita.
Elenco: Janaina Kremer e Lucas Soares

Stardust – 7’17’’
Direção: P.Zaracla – Porto Alegre
Sinopse: Stardust é uma mitologia moderna, ambientada em um universo pós apocalíptico e distópico. Lana Sou, guerreira do Comando Stardust, a última resistência do bem da galáxia, foi chamada para uma missão de risco: resgatar a princesa Etera das mãos de Zorax, um poderoso vilão.
Elenco: Patrick Rigon, Fabian Gloor, Carolina Wilhelm, Alanna Pingray

Tempestade e A Janela de Papel – 13’41’’
Direção: Viviane Locatelli | Porto Alegre
Sinopse: Por dentro de Nina há uma tempestade. Sua arte e sua vida afogam-se em dúvidas. Rodrigo oferece-lhe apoio, porém, em igual medida, dor.
Elenco: Viviane Locatelli, Caio Lopes, Fernando Antunes e Sofia Trumi Hagemann

Tesourinho – 5’42’’
Direção: Bruna Dreyer Nery | Pelotas
Sinopse: Mab, quando criança, em uma cabana rústica, explora o ambiente e coloca em uma caixa de madeira itens associados a sua memória e essência.

Veraneio – 17’30’’

Direção: Nelson Diniz | Porto Alegre
Sinopse: Sob o guarda-sol de um quiosque na areia da praia, num momento íntimo familiar, um fato importante será revelado. Através de um fragmento na existência desses personagens, podemos perceber seus afetos, suas fraquezas e suas relações com a vida.
Elenco: Liane Venturella, Clemente Viscaino e Sandra Dani

Who’s That Man Inside My House? – 10’05’’

Direção: Lucas Reis | Sapucaia do Sul
Sinopse: Uma casa representa uma nação. Nicola enxerga uma entidade que habita nos cômodos da sua casa.
Elenco: João Pedro Prates e Cristian Verardi