Estação férrea de Bento Gonçalves completa 100 anos

Foi em um domingo, 10 de agosto de 1919, que a Estação de Bento Gonçalves recebeu pela primeira vez a composição de locomotiva e vagões, de carga e passageiros.

A chegada do trem foi fator determinante para o crescimento da economia de Bento Gonçalves, Serra gaúcha, pois auxiliou no escoamento de produtos da indústria, colocando a cidade na rota comercial do Estado.

A Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, pertencente a linha Porto Alegre-Caxias, foi inaugurada dois meses antes do trigésimo aniversário da cidade (11 de outubro). Ela contemplou um desejo não apenas dos comerciantes e empresários locais, como da comunidade, que teria novas formas de locomoção.

Até então, o ramal ferroviário existente chegava a cidade vizinha, Carlos Barbosa, com ponto final temporário em Garibaldi. Ele foi inaugurado em 7 de setembro de 1918.

10 de agosto de 1919 chegada da locomotiva com duas diligências para passageiros marcou a inauguração da Estação de Bento Gonçalves. Foto:
acervo do Museu do Imigrante

Muitos negócios da Região Uva e Vinho se desenvolveram em razão dos trilhos, que também foram responsáveis por mudanças nos hábitos e  desenvolvimento industrial. E agora é o grande responsável pelo movimento turístico. Em 1976 o trecho Carlos Barbosa – Bento Gonçalves parou de operar viagens com passageiros.

A retomada aconteceu em 1992, quando a linha passou a ser operada, sob concessão, pela Giordani Turismo. No percurso de 23 quilômetros, com parada na Estação de Garibaldi, artistas passam pelos vagões interagindo com os passageiro. Eles realizam apresentações que contemplam as culturas gaúcha e italiana.

A Maria Fumaça – Trem do Vinho, como a atração é conhecida, ainda oferece degustação de vinhos, espumantes e suco de uva, elaborados na região. Por ano, mais de 350 mil visitantes fazem o passeio, que tem como ponto de origem a Estação de Bento Gonçalves.

O passeio na Maria Fumaça pode ser feito durante o ano todo. Valores e horários variam na alta e baixa temporada. Informações e reservas no (54) 3455.2788 ou www.giordaniturismo.com.br.