Documentário sobre centenário do Juventude chega à TV por assinatura

O documentário que resgata fatos e personagens emblemáticos ao longo do centenário do Esporte Clube Juventude estreia na TV por assinatura.

A obra biográfica “Juventude 100 anos de Papada” vai ao ar no dia 3 de setembro, às 18h45, em rede nacional pelo canal Prime Box Brazil.

Dirigido pelo cineasta Airton Soares, da CDI Filmes, com pesquisa do escritor Francisco Michielin, o filme se confunde com a história de Caxias do Sul.

Resgata a contribuição dos imigrantes europeus à região e hábitos e costumes que eles ajudaram a criar, incluindo o gosto pelo futebol. Registra em depoimentos, fotografias e filmes antigos a construção do Estádio Alfredo Jaconi, em 4 de abril de 1975.

E também ressalta a evolução do seu uniforme nas cores verde e branco, criação do hino e bandeira e surgimento da mascote Periquito.

Os principais títulos regionais e brasileiros conquistados, técnicos e jogadores que passaram pelo time também ganham recorte na obra em formato de trajetória cronológica.

O documentário tem depoimentos de jornalistas, escritores, personalidades, historiadores e pesquisadores do futebol sulista.

Foram mais de 70 entrevistas captadas, a destacar técnicos marcantes como Felipão, Valmir Louruz e Antônio Carlos Zago, os zagueiros Tiago Silva e Dante e o pentacampeão Cafú.

Destaque também para a participação do volante Lauro. Ele foi o atleta que mais vestiu a camisa do Juventude, 572 vezes.

O Juventude é o primeiro e único clube do interior do Rio Grande do Sul a conquistar a Copa do Brasil, em 1999. E também foi o primeiro que conquistou o Brasileirão Série B, de 1994.

Em 1998, foi coroado com o título invicto do Campeonato Gaúcho de Futebol. O Juventude também é o primeiro e único clube do interior do Estado a disputar a Libertadores ,em 2000, e Copa Sul-Americana, em 2005.

Atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e a primeira divisão do Campeonato Gaúcho.

Serviço

Documentário “100 anos de Papada”
Estreia: 3/9, às 18h45
Canal por assinatura: Prime Box Brazil
Direção geral: Airton Soares
Pesquisa: Francisco Michielin
Produção: CDI Filmes
Duração: 84 minutos
Classificação indicativa: Livre