Curso gratuito de construção civil para mulheres em Santo Antônio da Patrulha

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto acontece, em Santo Antônio da Patrulha, curso gratuito de construção civil para mulheres. O objetivo deste programa de cursos, promovido em parceria entre a taQi e a ONG Mulher em Construção desde 2017, é estimular a entrada das mulheres no mercado de construção civil como forma de gerar renda e/ou dar autonomia para reparos na casa. Uma entidade assistencial é sempre escolhida para receber as alunas de pintura predial que, em Santo Antônio da Patrulha, será a Instituição Qorpo Santo – Espaço Cultural.

Na sexta (30) e no sábado (31), serão oferecidas oficinas gratuitas de hidráulica, cerâmica, alvenaria e pintura predial, com direito a certificado.

As inscrições podem ser feitas na própria loja até o início do curso, na sexta-feira.

Na sexta-feira, das 8h30min às 18h, na taQi, as participantes receberão dicas sobre soluções rápidas, eficientes e baratas para resolver problemas com canos furados, entupimento do ralo, azulejo quebrado e buraco na parede.

A turma também vai aprender assentamento de cerâmica, colocação de rejunte e argamassa. Além disso, há um momento para troca de experiências sobre a posição e os desafios das mulheres no mercado de trabalho da construção civil e os projetos desenvolvidos pelo poder municipal para a inserção e defesa das mulheres, a Roda de Conversa.

No sábado, é a vez da aula prática de pintura para 25 inscritas na sexta-feira, com direito a certificado.

Programação do curso de construção civil para mulheres

Sexta feira – Loja TaQi

8h30 às 12h: Oficinas; Noções básicas de hidráulica e alvenaria

13h30 às 14h30: Roda de Conversa entre as participantes, equipe de profissionais da Mulher e Construção e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e Comissão da Mulher Advogada.

14h30 às 18h Oficinas: Noções básicas de aplicação de cerâmica e de pintura predial interna e externa.

Sábado

Das 8h às 17h Pintura predial interna na Instituição Qorpo Santo – Espaço Cultural. As inscrições devem ser feitas durante o curso, na sexta-feira.

Sobre a Ong Mulher em Construção

A ong Mulher em Construção tem 11 anos de atividades. O carro-chefe dessa organização é o público feminino em situação de risco social e econômicas.

Mais de 4.000 mulheres foram beneficiadas pelo programa, preparadas para o mercado da construção civil. As oficinas e cursos oferecidos para mulheres, gratuitos, são nas especialidades de pedreira, pintora, azulejista, ceramista, alvenaria, eletricista e hidráulica e são ministradas por profissionais qualificados e as aulas têm por base o aprendizado empírico, focado na prática. Quem responde pela entidade é a sua presidente e fundadora é Bia Kern.