Bandidos incendeiam ônibus e ao menos 14 pessoas ficam feridas em Canoas

Bandidos colocaram fogo e tentaram assassinar passageiros que estavam dentro de um ônibus em Canoas, na região metropolitana. O ataque ocorreu por volta das 23h50 de ontem (27), no terminal de ônibus da estação Mathias Velho/Trensurb. O crime ocorreu quando os passageiros embarcavam na última viagem da linha Guajuviras/Integração.

De acordo com a Brigada Militar quatro bandidos participaram da ação. Ao menos um deles, que estava encapuzado, invadiu o coletivo e retirou o motorista de dentro do veículo, que era articulado. Conforme testemunhas, o bandido ordenou que os passageiros descerem e jogaram gasolina no ônibus. Depois atearam fogo.

As chamas se espalharam rapidamente no ônibus da empresa Vicasa. Alguns passageiros não conseguiram descer pelas portas do coletivo e fugiram quebrando as janelas.

Ao menos 14 pessoas receberam atendimento médico, entre elas uma grávida que teria torcido o pé quando fugia. Um idoso está internado no HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Canoas) em estado grave por inalação de fumaça. Até às 8h, sete pessoas seguiam hospitalizadas.

Alguns passageiros também tiveram cortes por causa dos vidros quebrados. No entanto, o número de vítimas pode ser maior, já que alguns passageiros que escaparam do coletivo foram para casa de táxi.

Conforme testemunhas, o grupo criminoso fugiu em um carro de cor branca, que seria um Fiat Palio. A principal suspeita é que o ataque tenha sido uma retaliação contra prisões de bandidos que fazem tráfico de drogas no bairro.

Operação normal apesar do incêndio

No início da manhã, o ônibus foi retirado do terminal para a realização de uma perícia completa. O terminal segue, porém, interditado pela Guarda Municipal e Brigada Militar.

Além do coletivo, que foi totalmente destruído, ao menos quatro paradas de ônibus tiveram que ter o ponto de embarque e desembarque modificado. Isso decorre da destruição da cobertura do terminal, feita em fibra de vidro, e que derreteu com as chamas no ônibus.

As linhas de transporte público, no entanto, seguem operando normalmente.