3ª edição da Copa dos Refugiados cresce e ganha apoio de ídolos do futebol

A Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 no Rio Grande do Sul, que acontece no dia 18 de agosto, no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, vem cheia de novidades em relação às edições passadas. Este ano, serão 12 seleções formadas por refugiados e imigrantes, que representarão seus países de origem. Até ano passado, eram 8 nacionalidades.

Angola, Guiné Bissau e Senegal, representando o continente africano, agora ganham a companhia de Nigéria e Costa do Marfim. Das américas, já participavam Venezuela, Colômbia, Peru e Haiti. Neste ano, entra também a seleção do Chile. Do oriente médio, já participava o Líbano, e em 2019 a Copa recebe também a Palestina.

Outra novidade nesta edição é o apoio de ídolos do futebol gaúcho. Craques do futebol e da imprensa esportiva como Aloísio, Tcheco, Dunga, Chiquinho, Rodrigo Mendes, Paulo Paixão, Mazaropi, Sandro Sotilli, Iúra, Alê Menezes, Pinga, Batista, Serginho Xavier, Perdigão, Gustavo Papa e Alexandre Gaúcho, entre outros, já confirmaram seu apoio, seja com sua presença no evento, ou na divulgação através de vídeos e posts. Para acompanhar, basta seguir o evento Copa dos Refugiados 2019 Porto Alegre no Facebook.

O projeto é uma realização da ONG África do Coração, em parceria com a Ponto, Agência de Inovação Social, e o ACNUR, Agência da ONU para Refugiados. Essa é a terceira vez que o evento acontece na capital gaúcha. Em 2017 aconteceu na Arena do Grêmio, e ano passado no Passo D’Areia e Beira Rio. Este ano conta com o apoio da ASAV – Associação Antônio Vieira, OIM – Organização Internacional para as Migrações, Esporte Clube São José, DG Assessoria e Eventos, Euro Sports, Fatal Sports, Sodexo, Adra Brasil, e Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

O torneio reunirá 12 equipes divididas em 4 grupos com 3 equipes cada. Os campeões de cada chave disputarão semifinais e final. Todos os jogos ocorrem no mesmo dia e serão um atrativo não só esportivo, mas também cultural para o público presente. O tema da Copa em 2019 é: “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa forçada a deixar seu país”.

Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla ou no dia do evento na bilheteria do Passo D’areia, a preço fixo de R$ 10. As comunidades de refugiados compram antecipadamente com suas equipes pela metade do valor. A receita custeará a viagem da seleção gaúcha de refugiados e imigrantes aos jogos finais da Copa dos Refugiados Brasil, a ser disputada no mês de outubro, no Rio de Janeiro.

A copa no Brasil

O torneio de integração social para refugiados e imigrantes cresce a cada ano. Criado em São Paulo, em 2014, teve sua primeira expansão para Porto Alegre, em 2017. Ano passado, chegou também ao Rio de Janeiro. Em 2019, a Copa terá 6 etapas regionais. Além dos três estados já citados, ela agora chega a Brasília, Curitiba e Recife.

As etapas regionais acontecerão nos meses de agosto e setembro, e um torneio nacional, com seleções regionais será disputado no mês de outubro, no Rio de Janeiro. Da etapa gaúcha será formada uma seleção com um integrante de cada uma das 12 equipes, para representar o Rio Grande do Sul na capital fluminense.

África do Coração

ONG que atua no amparo dos migrantes e refugiados oriundos da comunidade imigrante no Brasil, resgatando-os de sua vulnerabilidade social, econômica e política, proporcionando a eles condições e suporte para o exercício de sua cidadania e inserção na sociedade brasileira.

Ponto – inovação social

Fundada em abril de 2013, pelos comunicadores Cláudio Oliveira (Gestão de Projetos) e Kico Vicêncio (Planejamento Criativo), a Ponto é um hub para impacto positivo e sustentável. É um “ponto” de encontro de diferentes iniciativas que visam qualificar as relações econômicas, sociais e ambientais. Atende empresas, projetos, instituições, órgãos públicos, imprensa e outras organizações com potencial transformador. Desenvolve projetos criativos (associando marcas e causas), estratégias de conexão (conectando projetos a recursos) e planejamento em Comunicação e Marketing (para negócios de impacto positivo). Idealiza e executa projetos reconhecidos publicamente como a Copa dos Refugiados, a equipe Coletores Runners e o Movimento Pais de Coração.

ACNUR – Alto Comissariado da ONU para refugiados

O trabalho do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, é proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas. O refugiado dispõe da proteção do governo brasileiro e pode, portanto, obter documentos, trabalhar, estudar e exercer os mesmos direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado no país. O Brasil é internacionalmente reconhecido como um país acolhedor. Entretanto, aqui, pessoas refugiadas também encontram dificuldades para se integrar à sociedade brasileira.