Volume de chuva supera 75 milímetros e sete árvores caem em Porto Alegre

A Defesa Civil do município aponta que a precipitação passou de 75 milímetros. É mais que a metade da média para o mês de julho, que é de 141 milímetros.

A chuva intensa que atinge Porto Alegre desde a noite de segunda-feira trouxe transtornos nesta quarta-feira. Conforme a Prefeitura da Capital, ao menos seis árvores caíram. A Defesa Civil do município aponta que a precipitação passou de 75 milímetros. É mais que a metade da média para o mês de julho, que é de 141 milímetros.

De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) a cidade teve três pontos de bloqueio parcial e onze pontos de acúmulo de água sem interrupção da via. Não houve registro de ponto de alagamento com bloqueio total.

Conforme os dados da Prefeitura, foram registradas quatro quedas de árvores, que ocasionaram um bloqueio total de via. Uma delas foi na na rua Marquês do Alegrete, no bairro São João (foto acima). Outras três quedas geraram interrupções parciais no trânsito. Sete semáforos também ficaram fora de operação.

“Identificamos a redução das proporções e dos casos envolvendo pontos de alagamentos, em que vias ficam totalmente bloqueadas para o fluxo de veículos”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. Conforme Rosário, houve avanços no combate aos problemas causados pela chuva, mas “há um longo caminho pela frente, especialmente nos bairros com histórico déficit estrutural de drenagem e que precisam de grandes obras”, aponta.

A população pode fazer o registro de demandas no Sistema Fala Porto Alegre 156. Para problemas de trânsito, o registro de ocorrências é através no número 118.