Usina do Gasômetro recebe PPCI em projeto de requalificação

O processo de requalificação de um dos espaços mais importantes da cultura de Porto Alegre, a Usina do Gasômetro, entra na sua fase decisiva. O secretário Municipal da Cultura, Luciano Alabarse, recebeu do Corpo de Bombeiros o documento que valida o PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e, nas próximas semanas, será marcado o lançamento do edital de obras. O PPCI foi entregue no último dia 3 e as obras deverão estar concluídas em agosto de 2020.

Para Alabarse, essas notícias positivas criam um ambiente favorável para reforçar o otimismo, principalmente no momento em que Porto Alegre recebe, dia 23, uma equipe do Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF), que vem vistoriar todos os projetos desenvolvidos em parceria com município.

Conforme o diretor da Usina, Luiz Armando Capra Filho, o recebimento do PPCI é decorrente de um conjunto de esforços de diferentes secretarias. “Primeiramente, é preciso agradecer e reconhecer o esforço de todos os envolvidos nesse grande projeto que se encaminha para a realização. Agora é trabalhar para resolver as eventuais necessidades, até a publicação do edital”, finaliza Capra.

O projeto possui as aprovações do Iphae – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e do Compahc – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, por se tratar de prédio tombado em nível estadual e municipal.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por sua vez, autorizou a execução do empreendimento. O projeto também recebeu a aprovação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e agora já está tramitando na Celic – Central de Licitações e PGM. Serão investidos R$ 12,2 milhões com recursos do Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF) e do orçamento da prefeitura.