Santa Maria sedia a 15ª Feira Latino Americana de Economia Solidária

Santa Maria sedia Feira Latino Americana de Economia Solidária

Santa Maria, na região central do RS, sedia a 15ª Feira Latino Americana de Economia Solidária (Ecosol) e a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). Os eventos abertos nesta quinta (11) seguem até o dia 14, nos pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

O tema deste ano é “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”. Para Salete Carolo, dirigente do MST, significa reafirmar a resistência ativa do movimento em relação ao projeto da Reforma Agrária.

A feira é um importante propulsor de ideias, compartilhamento de experiências, formação, exposição de produtos e serviços para comercialização para o sustento de centenas de famílias.

Produtos

São mais de 30 itens para comercialização, a maioria com certificação orgânica. Há vários tipos de feijão e arroz, farinhas de arroz, de trigo e de milho, linhaça, suco de uva, geleias de uva e amora, leite em pó, biscoitos, pães, bolachas, cucas, hortifrutigranjeiros, queijos, pizzas pré-assadas, batata-doce, abóbora, mandioca, amendoim, mel, ovos, melado, café, ervas medicinais, frango caipira, café orgânico, erva mate orgânica, fitoterápicos e artesanatos.

Sem Terra contra a Mineração no RS

No dia 13, ocorrerá às 14 horas na Tenda da Resistência o ato público sobre as denúncias dos povos contra mineradoras e desastres ambientais.

O evento é promovido pelo MST, Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Levante Popular da Juventude, Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). O debate terá a participação de Michele Ramos, militante do MAM; Hélio Sato, assessor técnico da Cáritas Brasileira – Regional MG; e representantes de atingidas e atingidos pela Barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Neste mesmo dia, às 16 horas, haverá a Plenária de Mobilização do FSResistencia2020.

Serviço

Túnel da Reforma Agrária na 15ª Feira Latino Americana de Economia Solidária (Ecosol)

De 11 a 14 de julho

Em Santa Maria/RS: Centro de Referência Em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Rua Heitor Campos, próximo à Basílica da Medianeira)